quant
Fique ligado

Crónicas e opinião

Carta aberta a todos os bougadenses: Vamos deixar as festas em honra de Nossa Senhora das Dores morrer?

Pela primeira vez, desde que tenho memória, senti que corríamos o risco de ver a mais importante tradição bougadense perder-se. Senti-o quando, não sendo eu de Finzes, aldeia organizadora da edição deste ano, me desafiaram a estar presente numa reunião na Casa Paroquial, algures no final de Fevereiro, início de Março. Cinco pessoas, foram quantas apareceram.

Avatar

Publicado

em

Desde muito novo que me lembro de ir às Festas em honra de Nossa Senhora das Dores, primeiro pela mão do meu pai e da minha mãe, mais tarde com os meus amigos, com os quais partilhava aquele ritual de emancipação juvenil, que consistia em desafiar as vacas de fogo, quando ainda não eram proibidas por lei. Lembro-me bem dessas brincadeiras, como me lembro de ficar encantado com o fogo preso, em criança, de ver o fogo de artifício abraço à minha namorada, hoje minha mulher, ou de assistir àquele ponto de encontro em que as nossas festas se transformavam no pico das férias do Verão, fosse entre amigos da escola, fosse com familiares emigrados que sempre voltavam em Agosto e não falhavam à chamada. Mas nada arrebatava as massas como a procissão dos andores. Estruturas majestosas, construídas pelo esforço e entrega de inúmeros voluntários, que, naquele dia, colocavam a Trofa no mapa e atraíam até à nossa terra milhares de devotos e curiosos.
Pela primeira vez, desde que tenho memória, senti que corríamos o risco de ver a mais importante tradição bougadense perder-se. Senti-o quando, não sendo eu de Finzes, aldeia organizadora da edição deste ano, me desafiaram a estar presente numa reunião na Casa Paroquial, algures no final de Fevereiro, início de Março. Cinco pessoas, foram quantas apareceram. Cinco. Para organizar uma festa que requer bem mais de 100 pessoas para acontecer. E ali estávamos os cinco, padre Luciano incluído, a ver as festas por um canudo.
Desde então, reunimos mais quatro vezes. Na última reunião, se não me falha a memória, estiveram presentes 18 pessoas. Bem mais do que os cinco iniciais, é certo, mas ainda assim muito poucos para conseguir organizar a festa com a dimensão que se deseja. E, à medida que o tempo vai passando, a margem para organizar eventos e actividades, ou para pôr o bar da comissão a funcionar, e assim obter fundos para financiar os muitos custos que a festa acarreta, torna-se cada vez mais curta.
Neste momento, e é preciso colocar as coisas em pratos limpos, corremos ainda o risco de não ter festa. Em princípio será possível realizar a parte religiosa, do Espírito Santo à procissão das velas e dos andores, mas mesmo aí existem sérias limitações que nos retiram margem de manobra para prever o que efectivamente poderá ser feito. Faltam pessoas para trabalhar, para dar um bocadinho do seu tempo para ajudar a fazer acontecer, e faltam fundos, o que não deixa de ter o seu quê de ironia, num concelho com elevada concentração de fortunas, regra geral de pessoas de grande e conhecida fé e ligação à Igreja.
Quero, com estas linhas, alertar quem me lê para dois aspectos que m parecem fundamentais. Um profundamente negativo, outro de optimista esperança. O primeiro é sublinhar que, de facto, o risco de as festas não se realizarem ainda é real. Não sei o que pensariam os nossos antepassados, se aqui estivessem para ver o estado a que isto chegou, ou mesmo as gerações mais antigas, que verão, seguramente com tristeza, um pedaço da sua história, da sua cultura e da cola bairrista que une a comunidade desvanecer-se desta forma.
O segundo é dizer-vos que ainda há tempo. Ainda há tempo para se juntarem à equipa e aparecerem na próxima reunião, que acontece já esta Quinta-feira, a partir das 21h, na Casa Paroquial em frente à Igreja Matriz. Ainda há tempo para que quem pode ajude a organização, seja através de donativos, seja através de bens que possam ser convertidos em financiamento para os muitos gastos que se antecipam. E ainda há tempo para salvar esta edição das Festas em honra de Nossa Senhora das Dores, a primeira após o interregno da pandemia, e dar um sinal à comunidade de que não deixamos cair as nossas tradições. Que não deixaremos apodrecer as nossas raizes. Que não baixaremos os braços perante a morte anunciada da maior e mais antiga celebração das terras de Bougado.
Por isso sim, ainda vamos a tempo.
Contamos consigo?

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...