quant
Fique ligado

Ano 2010

Explosão testa socorro na Academia Municipal

Avatar

Publicado

em

Cerca de 50 elementos dos Bombeiros da Trofa, GNR, Polícia Municipal e Protecção Civil testaram a segurança da Academia Municipal Aquaplace.

Eram 9.30 horas deste domingo quando o alarme da Academia Aquaplace soou. Uma explosão na casa das máquinas provocou nove feridos, três deles ficaram inconscientes depois de serem projectados contra a parede. Foram encontrados poucos minutos depois de a primeira equipa da corporação dos Bombeiros da Trofa ter chegado ao local.

Dentro da academia, os bombeiros detectaram mais três vítimas ligeiras resultantes dos efeitos colaterais do incêndio. A primeira intervenção dos funcionários da Aquaplace parece ter sido fundamental para a rapidez e sucesso do trabalho dos soldados da paz, que segundo o chefe de equipa, Eduardo Gouveia, encontraram algumas dificuldades no acesso ao foco do incêndio, “devido à parte técnica da cave que parecia labiríntica”.

No exterior da Academia, alguns curiosos assistiam à operação de resgate das vítimas, duas delas encaminhadas para o Hospital de S. João no Porto e outra para o Hospital da Prelada. Já a GNR assegurava o corte da via que dava acesso à Aquaplace e sugeria alternativas aos condutores que por lá passavam.

Este bem poderia ser um cenário real, mas não passou de um simulacro para testar os meios técnicos e cumprir os imperativos legais de “um equipamento que recebe mais de mil pessoas por dia”.

A operação durou cerca de 40 minutos e envolveu 50 elementos dos Bombeiros da Trofa, GNR, Polícia Municipal, Protecção Civil Municipal e equipa de segurança da Aquaplace. Acompanhando todos os passos da operação, a presidente da autarquia, responsável pela Protecção Civil Municipal, ficou satisfeita com os resultados.

Segundo a autarca “não foi só pelo factor legal” que esta operação se desenrolou, mas também para verificar “se os meios técnicos e humanos estão à altura de um acidente deste tipo e se podem actuar de uma forma eficaz”. “Esta é uma grande necessidade num equipamento como este, que movimenta muitos utentes e muitos funcionários”, explicou.

A autarca agradeceu “a todos os meios envolvidos” que “se portaram à altura desta iniciativa”.

Publicidade

Para além de este ser um exercício que ajuda os funcionários da academia, também os bombeiros encontram “uma forma de ter mais formação”, destacou Filipe Coutinho, segundo comandante dos Bombeiros Voluntários da Trofa. Na operação estiveram envolvidos 19 elementos da corporação trofense, apoiados por sete viaturas.

A acção da GNR da Trofa, segundo o sargento-ajudante João Carvalho, foi um sucesso. “Correu muito bem, porque é fruto da experiência da GNR neste tipo de serviços”, frisou.

No fim da operação, todos os elementos envolvidos juntaram-se no café do Aquaplace para discutirem os melhoramentos a aplicar na estrutura da academia para que uma possível intervenção do género seja ainda mais eficaz.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...