Feira da Saúde na Clínica de Guidões proporcionou rastreios gratuitos à audição, dentes, pés e testes analíticos.

Houve quem tivesse a oportunidade de receber um tratamento a pés maltratados, outros aproveitaram para fazer um check-up dentário e um rastreio à diabetes e tensão arterial. Tudo isto foi possível na primeira edição da Feira da Saúde de Guidões.

A iniciativa decorreu no fim de semana, de 30 e 31 de julho, na Clínica de Guidões e superou expectativas. Pouco tempo depois de abrir, já o espaço era palco de um entra e sai de pessoas que não perderam a oportunidade de avaliar o estado de saúde.

“Foram feitos rastreios auditivos, dentários, de podologia e testes analíticos, como os de glicose e tensão arterial. A iniciativa contou ainda com a participação de um terapeuta da fala”, explicou o diretor clínico, Gonçalo Souto. “Melhorar e analisar o estado de saúde das pessoas de Guidões, mas também de fora da freguesia e do concelho” foi um dos objetivos da Feira, explicou. 

Já Marta Pereira, médica que fez os rastreios à diabetes e tensão arterial, na Pharma Guidões, frisou ainda a importância de “sensibilizar as pessoas para fatores importantes”.

A Feira da Saúde de Guidões também contou com o apoio da Comissão Social de Freguesia (CSF), que esteve encarregada de fazer a divulgação do evento. Face à participação da população, as redes sociais “ajudaram”. “Divulgamos na freguesia de Guidões, Muro e Santiago de Bougado e fomos a outros locais como Fornelo e Malta. Ficamos muito contentes pelo facto de a adesão estar a ser grande”, referiu Nuno Moreira, representante da CSF de Guidões.

A Junta de Freguesia também se revê num evento como este. Segundo Manuel Araújo, membro do executivo guidoense, “é importante apoiar iniciativas vocacionadas para a população”. “Quando as pessoas reconhecem o que se faz cá, é sinal que valorizam. Agradeço aos profissionais de saúde que protagonizaram esta Feira, porque sem eles não era possível”, sublinhou.

A CSF de Guidões já pensa em desenvolver novas iniciativas depois do período de férias, mais direcionadas para os jovens. Recentemente, apoiou na entrega de uns óculos a uma criança com necessidades. “Sempre que alguém precisar de alguma coisa, pode ir ter à Junta, que nos reencaminha e, dentro das nossas possibilidades, daremos toda a ajuda”, frisou Nuno Moreira.

 {fcomment}