quant
Fique ligado

jonati

cemiterio-sbartolomeu cemiterio-sbartolomeu

Religião

Eucaristias de Todos os Santos e Fiéis Defuntos retomam a normalidade

Publicado

em

Este ano, as eucaristias relativas ao Dia de Todos os Santos e Dia dos Fiéis Defuntos retomam a normalidade, depois de bastante condicionadas em 2020.

Em S. Martinho de Bougado decorrem, esta quarta-feira, as confissões, até às 12h00, no período da manhã, e das 17 às 19h30, no período da tarde.

No dia 1 de novembro, a eucaristia solene acontece no cemitério de S. Martinho de Bougado, às 16h00. Há ainda celebrações na Igreja Nova, às 8h00 e 11h00.

Em Santiago de Bougado, estão marcadas confissões para sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 17h00 às 20h00.

No dia de Todos os Santos, a eucaristia no cemitério começa às 15h30 e antes há missas cantadas na Capela de Bairros, às 8h00, e na Capela de Lantemil, às 9h45.

No dia 2 de novembro, há celebrações às 7h00 e 9h00, seguidas de procissão ao cemitério. Às 19h45, há missa e ofício de defuntos.

Na paróquia de S. Romão do Coronado, no dia 1 há missa na Capela de S. Bartolomeu, às 10h30, e na Igreja Paroquial, às 15h00, às quais se seguem procissão ao cemitério.

Publicidade

No dia 2, a eucaristia está marcada para as 20h30, na Capela de S. Bartolomeu.

A Igreja Paroquial de S. Mamede do Coronado recebe a solenidade de Todos os Santos às 8h30, seguindo-se a romagem ao cemitério. No dia 2, há eucaristia às 19h00, também na Igreja Paroquial.

Em Covelas, estão marcadas celebrações às 8h00 e 14h00, na Igreja Paroquial, sendo a da tarde seguida de romagem ao cemitério. No dia seguinte, a eucaristia dos Fiéis Defuntos está marcada para as 21h00.

Já em Alvarelhos, há celebração no salão paroquial às 9h00 e na Igreja às 16h00. No dia seguinte, há eucaristias às 8h00 e às 19h00, a última com romagem ao cemitério.

Na paróquia de Guidões, a eucaristia solene de Todos os Santos está marcada para as 10h00, na Igreja Matriz, seguida de romagem aos cemitério.

No Muro, há missa solene de Todos os Santos, às 9h30, na Igreja Paroquial, e eucaristia seguida de romagem ao cemitério, no salão paroquial, às 16h30.

No dia seguinte, a missa dos Fiéis Defuntos está marcada para as 20h30, na Igreja Paroquial.

Publicidade


Continuar a ler...

Edição 776

Comemoração de Todos os Santos – serão milhões, os Santos?

Muitos cristãos veneravam Pôncio Pilatos como santo. De acordo com a Sociedade de Arqueologia Bíblica, os primeiros cristãos veneravam Pilatos de uma forma diferente. Agostinho saudava-o como “um convertido”.

Publicado

em

Por

A Igreja Católica celebra, no dia 1 de novembro de cada ano, a festa de Todos os Santos. Segundo a Enciclopédia Católica, esta comemoração “honra todos os Santos, conhecidos e desconhecidos”.No fim do século II, os cristãos começaram a honrar os que haviam sido martirizados por causa da sua fé,…

 

Já é assinante? Inicie sessão

Não é Assinante? Clique aqui e assine os nossos conteúdos a partir de 1 euro

 

Continuar a ler...

Religião

Jovens da Trofa na enchente que recebeu símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude no Porto

Os grupos de jovens Gera Esperança, Ca’Fé e Mensageiros e o grupo de adolescentes que se vão crismar no próximo dia 30 de outubro juntaram-se à enchente que se encontrava na Ribeira do Porto.

Publicado

em

Por

A 1 de outubro, o Porto recebeu os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ).

A chegada da cruz peregrina e do ícone mariano “Salus Populi Romani” chegou à Ribeira do Porto vinda do Peso da Régua, de barco, com várias centenas de jovens presentes, alguns deles oriundos das paróquias da Trofa.

Os grupos de jovens Gera Esperança, Ca’Fé e Mensageiros e o grupo de adolescentes que se vão crismar no próximo dia 30 de outubro juntaram-se à enchente que se encontrava na Ribeira do Porto e participaram na arruada com destino ao Terreiro da Sé do Porto, e tiveram oportunidade de carregar os símbolos durante uma parte do percurso.

Ao início da noite, decorreu no Terreiro da Sé a vigília de oração “Ora Arranca”, permitindo a todos rezar junto dos símbolos. Estas atividades proporcionam momentos de partilha e alegria aos jovens trofenses que, em grupo, aproveitam os momentos para conviver, refletir e rezar, num ambiente com uma energia contagiante.

A Jornada Mundial da Juventude decorre de 1 a 6 de agosto do próximo ano, em Lisboa, e é um encontro de jovens de todo o mundo com o Papa, reunindo milhares de peregrinos que se juntam para celebrar a fé e a pertença à Igreja. A JMJ nasceu em 1985, em Roma, por iniciativa do Papa João Paulo II.

Na Ribeira do Porto começou, assim, a peregrinação de um mês dos símbolos das JMJ nas 22 vigararias, com passagem pela da Trofa/Vila do Conde marcada para 23, 24 e 25 de outubro.

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);