quant
Fique ligado

Trofa

Este domingo há caminhada pelos “Itinerários Napoleónicos em Portugal”

Avatar

Publicado

em

invasoes-francesas

A Câmara Municipal da Trofa organiza, no dia 1 de outubro, uma caminhada comentada sobre as invasões francesas com início, pelas 9h00, no Monumento aos Defensores da Barca e fim no Souto de Bairros, por volta das 13h00.

Inserida na agenda dos “Itinerários Napoleónicos em Portugal”, a Câmara Municipal da Trofa vai organiza uma caminhada comentada com inscrição gratuita. Em março de 1809, as tropas do Marechal Junot invadiram Portugal pela fronteira de Chaves. Após derrotar as forças portuguesas em Braga, este exército com cerca de 24.000 homens, marchou rapidamente para a linha defensiva que, entretanto, havia sido montada na margem sul do rio Ave, de forma a proteger o avanço francês sobre o Porto.

Publicidade

A ponte da Estrada Real Porto-Braga, sobre este rio, situava-se na freguesia de São Martinho de Bougado, originando diversos episódios militares que, ainda hoje, estão bem presentes na memória local e na tradição oral.

Refletindo este momento e para além da caminhada, a Câmara Municipal da Trofa irá homenagear as pessoas que protagonizaram estes episódios marcantes da nossa história local.  A iniciativa começará com o descerramento de uma nova placa evocativa dos que tombaram em combate, momento simples, mas pleno de simbolismo.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, e os interessados podem efetuar a sua inscrição até dia 28 de setembro, através do e-mail: turismo@mun-trofa.pt, a Câmara Municipal disponibiliza transporte de regresso a todos os inscritos.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...