quant
Fique ligado

Crónicas e opinião

Escrita com Norte: Ternura dos quarenta… e oito

Curioso, a única recordação que tenho de mim, antes dos quatro anos, é de estar na barriga da minha mãe e ouvir do lado de fora, “Está frio, vamos despachar este nascimento”.

Avatar

Publicado

em

Era manhã e, lá fora, fazia frio, mas não chovia. Iria confirmar estas condições meteorológicas depois de me levantar, após ter sido acordado pelo toque do telemóvel. Antes do toque, estava no estado idílico que eu baptizei de “Estado 2+1”, que consiste no binómio “quentinho/fofinho” (2…), enfiado na cama, com o bónus de um sonho espectacular(…+1).
O binómio era-me garantido por lençóis fofinhos e um édredon de igual adjectivação, a espectacularidade do sonho era garantida pelo equipamento que eu envergava, verde e branco, do Sporting. Recebo a bola no meio campo e o estádio, completamente cheio, gritava pelo meu nome e pelo nome da mãe do árbitro, corro com a bola nos pés, chuto e…GOLO! Corro pelo campo, de braços levantados, a celebrar a conquista da taça intercontinental pelo Sporting, e…
Trimmmmm, trimmmmm, trimmmmm,…
O toque irritante do telemóvel despertou-me do sonho espectacular, quebrando o estado idílico “2+1”, ficando-me pelo binómio “quentinho/fofinho”. Estico o braço de debaixo dos lençóis e puxo-o para dentro do “casulo”.

– Estou?! – atendo com a voz sonolenta e melada.

– Parabéns filhinho! Como te sentes na “caminhada” para os cinquenta? Charmoso e bonitão?! – pergunta a minha mãe.
Fui apanhado desprevenido pela pergunta, não pelo lado do “charmoso” e muito menos pelo de “bonitão”, mas pelo lado do “na caminhada para os cinquenta”. No dia anterior, 26 de Dezembro, tinha feito quarenta e oito anos.
Sem saber como me sentia, respondi:

– Sinto-me espectacular!!!

Desligamos. Afinal o aniversário não foi um sonho! Se calhar o jogo também não!
Telefonei a um amigo.

– Miguel, ontem marquei um golo pelo Sporting e fui Campeão Intercontinental?

– Ontem fizeste quarenta e oito anos. Querias jogar futebol com essa idade? Ganha juízo!
Desliguei e ligo para a minha mãe, tudo debaixo dos lençois para manter, pelo menos, o binómio, já que a realidade custava a compreender.

– Mamã, mas eu não me sinto com idade, ou melhor, sinto-me como se tivesse parado nos 32!

– Pois é filhinho, o tempo corre! Passaram quarenta e oito anos e um dia desde 26 de Dezembro de 1973 e quarenta oito anos e três dias desde que fui para o hospital para te ter.

Curioso, a única recordação que tenho de mim, antes dos quatro anos, é de estar na barriga da minha mãe e ouvir do lado de fora, “Está frio, vamos despachar este nascimento”. Demorei dois dias para nascer, já pressentia que “frio” não seria coisa agradável.
Saí da cama com o mesmo custo com que saí do ventre da minha mãe!
Enquanto me arranjava não liguei o rádio, não fosse acontecer como no ano passado, que nas ultimas escovadelas nos dentes, o radialista que estava a passar música “naquela estação” faz uma passagem que nem lembra ao diabo, de Beyoncé passa para Paco Bandeira, o “gajo” que canta, “A ternura dos quarenta”. Decidi antes visionar, pela octagésima terceira vez, “O diário de Bridget Jones” e, tal como ela, decidi tomar resoluções, já que o meu aniversário calha sempre no mesmo dia (o 26/12) e sinto-me constantemente a envelhecer, em que apenas durante cinco dias posso dizer que só faço anos para o ano! Para vincar a minha personalidade comecei por uma “não resolução”, vou continuar a ser sportinguista durante 2022; apontei como segunda medida uma “resolução absoluta”, vou cortar um sobretudo, comprido e em tons de castanho, muito bonito, para ficar mais curto e mais jovem…mais condizente com a minha “estampa”; a terceira será a “resolução fatal”, que consiste em perder, ainda durante o primeiro semestre, 815 gramas na zona abdominal, quando é imensamente mais fácil ganhar;…e a minha “derradeira resolução”, nunca antes tomada por manifesto medo, será, começar a ter um bocadinho de autoridade cá em casa!
Amigas e amigos, se começarem a ver-me pisado na rua, não perguntem. Irei sempre responder que caí a andar de bicicleta!

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...