camarasantotirso

Cerca de três mil crianças do 1º ciclo do Ensino Básico das escolas de Santo Tirso vão envolver-se numa iniciativa de sensibilização ambiental que se realiza entre 11 de Maio e 18 de Junho, anunciou a autarquia tirsense.

O evento denominado “Cidadómetro” é organizado pela Câmara Municipal de Santo Tirso em parceria com a empresa SUMA – Ambiente, Recolha de Resíduos e Limpeza Urbana.

Desenvolvido pela SUMA, o Cidadómetro é uma Unidade Móvel de Sensibilização composta por actividades de exploração sensorial, cujas temáticas incidem sobre as políticas de Redução, Reutilização, Reciclagem, Cidadania Activa e Limpeza Urbana.

Contemplando jogos lúdico-pedagógicos de interior e exterior, que possibilitam a aquisição de habilidades físicas (motricidade grossa e fina, manuseamento, encaixe, lateralidade, entre outras) e cognitivas (atenção, memória, concentração, organização espacial, criatividade e leitura), este espaço está, por isso, vocacionado para as crianças de faixas etárias mais jovens.

Deste modo, a Unidade Móvel vai deslocar-se a algumas escolas, sendo que os alunos dos restantes estabelecimentos de ensino serão transportados em veículos cedidos pela autarquia para oos vários locais de sensibilização.

No final da sessão de exploração do Cidadómetro, proceder-se-á à entrega a cada criança do livro “Eco-rabiscas”, composto por fichas lúdico-pedagógicas, que reforça as temáticas trabalhadas na Unidade Móvel de Sensibilização.