quant
Fique ligado

Ano 2011

Escola Secundária da Trofa assinalou aniversário do concelho com palestra

Avatar

Publicado

em

 

O grupo que coordena a disciplina de História da Escola Secundária da Trofa promoveu, no dia 16, uma palestra comemorativa da elevação de Trofa a concelho.

No anfiteatro da escola encontravam-se alguns convidados e oradores como Bernardino Vasconcelos, ex-autarca trofense, e Costa Ferreira, jornalista.

Os alunos das turmas do 10º, 11º e 12º ano quiseram conhecer um pouco melhor as várias etapas da luta dos trofenses pela sua autonomia e independência.

Nesta palestra foram feitas referências a algumas datas importantes desde o início da luta dos trofenses até à concretização do sonho: dia 19 de novembro de 1998. Também foi projetado um vídeo onde era visível o entusiasmo dos dez mil trofenses que se deslocaram a Lisboa para “irem buscar o concelho” da Trofa. Costa Ferreira, à medida que o vídeo ia passando, fazia algumas observações. Depois seguiu-se a vez de Bernardino Vasconcelos dar o seu depoimento.

No final da intervenção dos oradores restou tempo para os participantes colocarem algumas questões, das quais se salientou a de uma aluna que perguntou ao ex-autarca se essa luta valeu a pena. Bernardino Vasconcelos, foi perentório quando reafirmou a justeza da luta travada pelos trofenses e a ausência de qualquer tipo de justificação para se inverter o processo que culminou com a criação da mais um concelho no ano de 1998.

{fcomment}

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...