quant
Fique ligado

Edição 546

Escola de Música prepara professores para “Cantar o Natal”

Avatar

Publicado

em

A Escola de Música e Artes da Trofa, em parceria com a Associação Wuytack de Pedagogia Musical, promoveu uma ação de formação certificada “Cantar o Natal”, durante a tarde de sábado, 7 de novembro.

Um livro que percorre as canções de Natal “típicas de países de Europa”, da autoria de Jos Wuytack, serviu de base para a ação de formação certificada destinada a professores, denominada “Cantar o Natal”. A sessão partiu da parceria entre a Escola de Música e Artes da Trofa (EMAT) e a Associação Wuytack de Pedagogia Musical, com o objetivo de “preparar os professores para a época natalícia”, ao mesmo tempo que se dava “a conhecer o livro ‘Cantar o Natal’”.

Publicidade

Cândida Oliveira, diretora pedagógica da Escola de Música e Artes da Trofa, contou que a Associação Wuytack “nunca fez uma formação sobre o Natal”, tendo esta sido “uma ideia da EMAT”, que “fez questão” que a sessão decorresse nas instalações da escola. Para a diretora a “adesão foi muita”, uma vez que se inscreveram “18 pessoas”, desde “professores da área da música ou de educação básica e de jardim de infância”.
O livro “Cantar o Natal” é constituído por “canções originais e escritas pelo professor Wuytack”, que retrata as “músicas de Natal típicas de países de europa”, como é o caso da Bélgica, Alemanha, Espanha, Portugal ou Inglaterra. A canção “mais conhecida” em Portugal é “O Primeiro Natal” – com origem de Inglaterra -, porque “é mais comercial”. A obra musical termina com uma Cantata, que se divide em quatro partes, denominadas “O Nascimento de Jesus”, “O Presépio”, “Os Pastores” e “Os Reis”. “São canções pensadas para os alunos executarem na escola, no primeiro, segundo e terceiro ciclo, ou numa escola de música. O que se trabalha essencialmente na pedagogia musical Wuytack é um conjunto de instrumentos que podem ser de precursão de altura definida ou indefinida. A de precursão definida associa-se mais aos xilofones, metalofones e jogos de sinos, que é o que se trabalha mais, enquanto a de indefinida são as pandeiretas, bandolins e triângulos”, explicou Cândida Oliveira.
No dia 21 de novembro, a Banda de Música da Trofa vai comemorar o seu aniversário, com um concerto pelas 17.30 horas, na praça da alimentação do Trofashopping, onde também vão cantar os alunos da Escola de Música e Artes da Trofa.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...