Alunos da Escola Básica da Lagoa distribuíram pequenos “miminhos” de Natal aos idosos dos Lares da Santa Casa da Misericórdia da Trofa e Padre Joaquim Ribeiro.

O Francisco, a Catarina, o Afonso e a Carina foram alguns dos alunos da Escola Básica da Lagoa que se juntaram para entregar chocolates aos idosos do Lar da Santa Casa da Misericórdia da Trofa e do Lar Padre Joaquim Ribeiro, em S. Martinho de Bougado.

Na tarde do dia 23 de Dezembro, os mais pequenos com Pais-Natais de chocolate nas mãos, entregavam um doce a cada idoso e cantavam as tradicionais músicas desta quadra.

De acordo com Francisco, a reacção dos idosos estava a ser “boa”. “Estão todos felizes”, afirmou, garantindo que, com os colegas, estava a fazer “uma boa acção”. Catarina, ao lado, mais envergonhada, lembrava o “obrigada” dos idosos e as suas expressões de “contentes”, pela visita e pelo presente entregue, uma vez que “estas pessoas estão muito sozinhas”, reiterou. Afonso era da mesma opinião: “Entregar estas prendas de Natal faz as pessoas ficarem contentes”. Já Carina deixou bem claro que em casa dá “muitos miminhos” aos avós.

“Este é um acto de solidariedade e de alerta, porque hoje as crianças estão muito desfasadas deste tipo de situações”, explicou Manuela Cameirão, responsável pela escola que acompanhou os alunos. A iniciativa, que partiu da Associação de Pais do estabelecimento de ensino, foi acolhida por professores, auxiliares e alunos de braços abertos porque “o abandono ainda é uma palavra muito presente”. “Muitos dos alunos têm os avós em casa ou perto que ainda estão vigorosos e eles pensam que são todos assim, e só quando chegam a estes locais é que vêem que existem idosos muito pobres, abandonados e esquecidos”, acrescentou a responsável.