quant
Fique ligado

Ano 2011

Envelhecimento activo com qualidade de vida (C/ Video)

Avatar

Publicado

em

 

O Sindicato dos Bancários do Norte, a família Carriço, a José Vila Nova Saúde e o Grupo Trofa Saúde assumiram a gestão conjunta do Clube Residencial Sénior de Alfena (empreendimento sob a marca da TrofaSenior Residências).

Situado numa zona privilegiada do Grande Porto, com uma envolvência tranquila, bucólica e reconfortante, e à distância de apenas 10 minutos do centro do Porto, o Clube Residencial Sénior de Alfena é constituído por edifícios modernos e de elevada qualidade, desenhados exclusivamente para potenciar uma senioridade activa e participativa na comunidade, e proporcionando uma oferta de serviços bastante diversificada, com vista à melhoria da qualidade de vida dos seus residentes.

Funcionando em condomínio fechado, e implantado numa área de cerca de 20 mil metros quadrados, o Clube destina-se aos seniores com idade superior aos 55 anos, e traduz-se numa resposta efectiva para cada uma das diferentes necessidades identificadas no segmento em apreço, apresentando para o efeito, para além dos serviços relacionados com a área residencial permanente (dispondo de 67 apartamentos T1 e de 36 suites), soluções para a estadia temporária (resultantes de períodos de convalescença, férias e/ou descanso), e de um Centro de Dia a funcionar diariamente entre as 8 e as 21 horas.

A TrofaSenior Residências disponibiliza aos seus utentes os serviços prestados através de um médico de medicina interna, de uma equipa de enfermagem, de uma assistente social, de fisioterapeutas, de técnicos que prestam o apoio psicossocial e de uma animadora sócio-cultural.

Nas suas instalações, os residentes podem usufruir de excelentes condições, através de uma sala de cinema, de um ginásio totalmente equipado, de um court de ténis, de um ateliê de pintura, de um cabeleireiro, de uma biblioteca, da zona de restauração, de uma vasta área de esplanada e de jardim, bem como de um circuito de manutenção exterior especialmente concebido para o efeito.

Trata-se de um conceito novo, alicerçado no respeito por alguns dos valores humanos inalienáveis (como a individualidade, a independência e a liberdade), que se estrutura a partir do eixo formado através da animação e da ocupação do residente. Aliás, esta vertente ocupacional apresenta-se como o grande factor distintivo da marca, conferindo-lhe um posicionamento próprio e distinto no mercado.

Os Recursos Humanos da Unidade possuem qualificações e experiência comprovada (de onde se destaca a sua Directora Técnica, Marta Paulino), tendo todos os colaboradores formação específica no atendimento residencial aos Seniores.

É com este espírito que a TrofaSenior Residências oferece um conjunto de serviços que vão de encontro às principais necessidades dos seus residentes, para que estes se identifiquem com o seu espaço e se sintam em casa. E para que o processo de integração seja o mais facilitado possível, o Clube Residencial procura incentivar a realização de eventos e actividades conjuntas com os familiares e amigos dos residentes, até porque, tal como refere Alfredo Gomes (administrador da empresa), “para nós, TrofaSenior Residências, o calor humano é um factor de diferenciação”.

Publicidade

A inclusão é, então, um dos pilares da intervenção, daí que em cada planeamento das actividades esteja sempre presente o fenómeno da adaptação, ou seja, tudo é concebido e estruturado para que todos tenham acesso às mesmas experiências e oportunidades. Portanto, o objectivo é que cada utente continue a desenvolver-se e a encontrar a satisfação no seu dia-a-dia.

Assim, o trabalho que tem sido feito, no âmbito da animação sociocultural, assume duas vertentes: por um lado, investe-se na estimulação individual dos residentes, e por outro, desenvolve-se um trabalho comunitário, onde se procura envolver as várias redes sociais, e nomeadamente a família.

 

No que concerne à estimulação individual, é feito um plano de desenvolvimento atento às fragilidades de cada residente, que inclui actividades e exercícios de desenvolvimento cognitivo e intelectual, como por exemplo: musicoterapia, jogos de memória, jogos de lógica, jogos de cartas, dominó, puzzles e leitura. Esse plano contempla, igualmente, algumas actividades que visam a estimulação motora, através de exercícios feitos nas sessões de ginástica em grupo, e ainda em actividades de estimulação personalizada.

Na perspectiva do trabalho comunitário que tem sido levado a cabo, um dos claros objectivos assumidos pela TrofaSenior Residências tem sido envolver e promover a participação da família na vida dos residentes.

Aconselhamos os eventuais interessados em obter mais informação sobre a TrofaSenior Residências, a consultar o portal da empresa (www.trofasenior.com) ou a estabelecer o contacto telefónico directo, através do número azul 808 2 365 24.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...