Edição 440
Entrevista a Joana Lima, candidata do PS à Câmara Municipal da Trofa


“PAEL é a única solução para pagar a dívida”
Joana Lima recandidatou-se à autarquia da Trofa pelo Partido Socialista para desenvolver “um projeto ainda mais marcante” no concelho. Entrevista foi efetuadas pelas 14h30m do dia 19 de setembro e pode ser vista na íntegra na TrofaTv (www.trofa.tv)
NT: Por que apresentou uma nova candidatura à Câmara da Trofa?
JL: Apresentei uma nova candidatura, porque eu não viro as costas aos projetos em que acredito, aos projetos em que acho que fiz o meu melhor, eu e a minha equipa, obviamente, aos projetos que ainda faltam fazer na Trofa. A Trofa é um concelho que está a despertar para a prosperidade, com uma situação financeira que todos conhecemos, mas é imperativo que a Joana Lima e uma equipa forte e com competência continuem a liderar os destinos da Trofa.
Foi importantíssima a mudança há quatro anos no nosso concelho, para que se parasse com determinadas políticas que estavam a fazer no nosso concelho. Hoje, temos plena consciência que não fizemos tudo, mas que era imperativa uma nova candidatura, com um projeto ainda mais marcante, mas sobretudo mantendo-nos na senda do rigor, da determinação e da liderança forte à frente do nosso concelho, para sermos respeitados e valorizados.
Leia a reportagem completa na edição do jornal O Notícias da Trofa, disponível num quiosque perto de si ou por PDF.
Edição 440
Festival de Concertinas atraiu multidão a Santa Eufémia


A Trofa foi na tarde de sábado, 21 de setembro, a capital das Concertinas e dos Cantares ao Desafio.
Atraídas pela música de improviso acompanhada pelas concertinas, muitas pessoas deslocaram-se ao Monte de Santa Eufémia, em Alvarelhos, para assistirem ao 14º Encontro de Tocadores de Concertina e Cantares ao Desafio.
“Centenas de tocadores e cantadores”, segundo dados da organização, animaram a tradicional festa de Santa Eufémia, onde acorreram muitos apaixonados por esta cultura popular. O público presente não resistiu às músicas e aos cantares e deu um pezinho de dança.
Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal da Trofa, que continua a procurar “preservar as tradições e os costumes”, através destas “festas tradicionais e populares”.
O vereador do pelouro da Cultura, Assis Serra Neves, afirmou que os cantares de desafio e o festival são, “tal como o fado, uma cultura muito própria, neste caso, no Norte do país e, mais concretamente, do concelho da Trofa”. “À semelhança de outros anos, correu muito bem. Uma concentração muito especial, porque é muito vocacionada para este tipo de atividades e espero que o futuro executivo mantenha esta atividade, porque é uma bandeira do nosso concelho”, referiu.
Recorde-se que a tradição dos cantares ao desafio é comum a várias regiões e países do mundo. No século XX, no Norte Litoral português, este modo musical e poético de improvisação, começou a ser acompanhado com concertinas, tornando-se um ícone da musicalidade tradicional da região.
Edição 440
Dojo Murakami do Muro recebeu encontro de karaté


“O encontro correu como se esperava, foi perfeito.” Este foi o balanço do mestre Arlindo Ferreira relativamente ao encontro de karaté que o Dojo Murakami da Associação Recreativa Juventude do Muro (ARJM) dinamizou durante a tarde de sábado, 21 de setembro.
Além de ter estado “praticamente” todos os alunos do Dojo da ARJM e da Póvoa de Varzim, também participaram os seus familiares, que “elogiaram” o trabalho desenvolvido pela coletividade e solicitaram a abertura de novos dojos (equivale a salas de treino) noutros locais. Arlindo Ferreira declarou que esse terá que ser um assunto “bem pensado”, mas que se aceitarem, as pessoas podem continuar a “depositar-lhes total confiança” para poderem “deixar os filhos”. “Já habituamos as pessoas a confiar, porque não desistimos. Exemplo disso é o Dojo da ARJM, que é o mais antigo do norte da Associação Shotokai de Portugal, que chegou a ter um grupo pequeno, mas não os abandonamos e valeu, porque felizmente estamos a crescer”, frisou.
O Dojo da ARJM recebe aulas de karaté-do Shotokai às, segundas, quartas e sextas-feiras, entre as 19 e as 21 horas, e aos sábados no Dojo da Póvoa de Varzim. Para mais informações ou até para se inscrever, pode fazê-lo nos dojos ou através do email (senseiferreira@sapo.pt) ou do telemóvel (911 102 689) do mestre Arlindo Ferreira.
-
Assinatura em pdf1 semana atrás
Edição 782 do Jornal O Notícias da Trofa
-
Trofa1 semana atrás
Colisão entre camião e autocarro em Alvarelhos
-
Trofa5 dias atrás
Falecimento de Henrique Jorge da Silva Guedes
-
Trofa3 dias atrás
Despiste em Alvarelhos provoca um ferido
-
Trofa4 dias atrás
Quim Barreiros e Zé Amaro animam Feira Anual da Trofa
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento: Fernando Amorim Moreira
-
Região2 semanas atrás
Multidão na pista de Guilhabreu para ver espetáculo de drift
-
Falecimentos7 dias atrás
Falecimento de Carlos Manuel da Cunha Peixoto