quant
Fique ligado

Ano 2010

Editorial: O mais velho de dois filhos

Avatar

Publicado

em

 

“O surgimento de um novo jornal dá sempre origem a comentários e interrogações de vária ordem.”

Esta frase foi transcrita do primeiro editorial deste jornal, a 12 de Dezembro de 2002.

 

 

Oito anos volvidos e, analisando o mesmo editorial, revejo nele a génese da sua fundação.

O mundo mudou em oito anos, a dita globalização está aí, aqui, em todo o lado.

Ao longo deste tempo, também a Trofa mudou, muito para uns, nem por isso para outros… mas para alguns infelizmente mudou.

Uma certeza existe. A Trofa mudou e isso ninguém pode negar.

Tenho nas mãos duas crianças, em constante crescimento. Uma fez três anos a 11 de Outubro, a outra faz agora oito.

Publicidade

Oito anos de informação clara, isenta e sem tabus, que tiveram, como alguém me escrevia num email há dias, “vários contextos políticos e em períodos de grandes ataques ao NT e até de tentativas de o isolar.”

Oito anos de constante crescimento e de muito (mesmo muito) trabalho.

Infelizmente, a realidade da comunicação social da Trofa mudou, infelizmente estamos sós (ou quase), mas isso não nos impede de crescer, inovar, informar. Sei, acredito e desejo que esse panorama mude, que alguém, tal como nós fizemos há oito anos, apareça e inove.

Neste período de tempo, muitos são e foram aqueles que nos ajudam e ajudaram a crescer, a ser um jornal de referência no concelho e na região. A todos eles o meu muito OBRIGADO.

O meu muito OBRIGADO a todos os nossos ex e actuais colaboradores, o meu muito OBRIGADO aos ex e actuais funcionários, o meu muito OBRIGADO às nossa fontes, o meu muito OBRIGADO a todos os patrocinadores, o meu muito OBRIGADO a todos aqueles que desde a primeira hora ajudaram a concretizar o sonho de criar o projecto editorial de “O Notícias da Trofa”. Continuamos a contar convosco para o constante crescimento e para a solidificação deste projecto de informação credível e real no concelho da Trofa.

Este ano, o meu primeiro como director, por falecimento de familiar há menos de 15 dias, não fizemos nenhum tipo de comemoração, mas não podia deixar de escrever estas palavras de agradecimento e reconhecimento para todos aqueles que acreditam. OBRIGADO!

O meu muito OBRIGADO também para aqueles que não acreditaram e não acreditam no nosso projecto, pois mesmo sem perceberem, dão-nos o ânimo, a coragem, a garra e o desejo de continuar a mostrar que é possível.

É possível ter um Grande Jornal, é possível ter uma Grande Televisão, é possível ter uma equipa jovem, fantástica, dinâmica e extremamente profissional, é possível… e nós temos.

No primeiro editorial deste jornal, a directora de então, Vera Araújo, escrevia que “estamos à disposição de todos os que queiram colaborar, enviando-nos a sua opinião e ajudando-nos a informar”. É precisamente por isso e para isso que oito anos depois ainda cá estamos, para informar.

Folheando o primeiro exemplar do jornal leio que as “Viagens de metro começaram Sábado” e que as obras do metro “no Concelho da Trofa, só estarão concluídas em 2004”. Também eu espero fazer a notícia de que as viagens de metro na Trofa já começaram.

Publicidade

De algumas crónicas da altura, escritas nesse primeiro número, uma frase ficou e ficará para sempre na minha memória: “A comunicação social local é assim uma espécie de ancoradouro de oportunidades para quem quer dar a sua opinião sobre o que acontece na sua terra, apresentar reivindicações e sugestões … e transmitir ao público aquilo que de relevante vai acontecendo e que de uma maneira ou de outra acaba por ter implicação na vida de todos.”

Foi há oito anos, mas poderá também ser agora para outros…

 

Hermano Martins

Director de Informação

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...