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EB 2/3 do Castro e EB de Finzes com salas snoezelen

A Câmara Municipal da Trofa está prestes a concluir a instalação de dois espaços de estimulação sensorial, as chamadas salas Snoezelen, que servirão os agrupamentos de escolas da Trofa e do Coronado e Castro.

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A Câmara Municipal da Trofa está prestes a concluir a instalação de dois espaços de estimulação sensorial, as chamadas salas Snoezelen, que servirão os agrupamentos de escolas da Trofa e do Coronado e Castro. Um está localizada EB 2/3 do Castro, em Alvarelhos, e o outro localizado na Escola Básica de Finzes.

As salas multifuncionais são parte do plano de Ação de Educação Especial “Trofa + Inclusiva” e estão projetadas para oferecer conforto através de uma variedade de estímulos sensoriais controlados. Os estímulos vão desde efeitos sonoros e musicais a efeitos de luz, passando pela estimulação tátil e pelos aromas, podendo ser utilizados de forma individual ou combinada.
Para além dos “efeitos terapêuticos e pedagógicos positivos” que estas salas oferecem, o ambiente é seguro e promove “o autocontrolo, a autonomia, a descoberta e a exploração”.

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Estas salas têm a capacidade de estimular os sentidos primários sem depender das capacidades intelectuais dos indivíduos. A confiança e o relaxamento são incentivados através de terapias não diretivas.

Num ambiente versátil e adaptável, as “Salas dos Sete Sentidos” oferecem terapias para utilizadores com necessidades específicas até momentos de relaxamento e ambientes educacionais.

Disponíveis para os alunos com necessidades educativas especiais do município, bem como para os utentes das IPSS locais, têm como objetivo fornecer “uma resposta terapêutica especializada em áreas sensíveis”, com recursos tecnológicos adequados para “promover o bem-estar e melhorar a qualidade de vida dos utilizadores e famílias”.

Além da criação das Salas Snoezelen, a Câmara Municipal da Trofa lançou o Projeto “Desafios em Férias”, que visa atender às necessidades e potencialidades dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) durante os períodos de interrupção letiva, através de atividades diferenciadas e inclusivas.

Beatriz Soares /C.V.

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