O Bicentenário das Invasões Francesas continuam a ter destaque no concelho da Trofa que, depois de impulsionar o tema no desfile de Carnaval e ter promovido alguns eventos relacionados com a data, vai agora levar a cabo mais uma tertúlia.

O evento tem lugar na Casa da Cultura, em Santiago de Bougado, pelas 21.30 horas, e contará com a participação de Dino dos Santos designer com vasto trabalho de referências históricas, principalmente de caligrafia portuguesa e italiana e de José Miguel Neves, coordenador no Museu Nacional de Imprensa.

O tema da segunda tertúlia relacionada com esta celebração é “A Influência Francesa na Tipografia e na Imprensa Portuguesa”.

As comemorações das invasões das tropas de Napoleão continuam com mais uma tertúlia, a 7 de Março, e o tema “A Influência Francesa nos Costumes em Portugal”. Esta iniciativa terá como protagonistas João Pina Cabral e Jorge Alves, ambos investigadores e ligados à Universidade do Porto, Lisboa e Chicago e realiza-se na Casa da Cultura da Trofa, pelas 21.30 horas.

Devido ao facto de ter sido um dos terrenos pisados pelas tropas francesas há dois séculos, a Trofa associa-se às comemorações com um ” vasto leque de actividades que procuram marcar estas invasões”.

As comemorações deste Bicentenário continuam no concelho durante o mês de Março com o lançamento do livro “Pssst! Pssst! Em Cima ou em Baixo? A Trofa no Grande Livro dos Relatos Secretos das Pestanas”, vencedor do VII Concurso Nacional Literário do Conto Infantil da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo, recriação histórica com a participação da população trofense, tertúlia “Fatos Heróicos da História da Trofa: Barnabé d’Oliveira Maia, Herói Esquecido na Defesa da Cidade d Porto” e ainda um concerto com o Coro Vox Angelis.