Ano 2007
Desporto aquático acessível a todos
Clube Estrelas Aquáticas da Trofa é o nome da associação, sem fins lucrativos, criada em Setembro passado e onde pequenos e graúdos praticam natação, pólo aquático e triatlo, suprindo desta forma uma enorme lacuna em termos de desportos aquáticos, existente no concelho da Trofa.

Uma das modalidades incrementadas nesta associação foi o pólo aquático, que tem como responsáveis técnicos antigos e actuais atletas internacionais, nomeadamente, Ricardo Monteiro e Ricardo Tavares, atletas do Sport Comércio Salgueiros (Duodeca-campeão nacional), movimentando já cerca de 20 atletas, tendo já uma equipa de infantis a competir no campeonato regional.
"Ganhar jogo a jogo" é o objectivo do técnico Ricardo Monteiro esta época que, em declarações ao NT, referiu que apesar de ciente das dificuldades "a intenção é tentar triunfar todas as partidas em que participemos. Outro objectivo que queremos atingir é atrair mais jovens para a equipa. Estamos abertos a todos os que quiserem vir experimentar". As inscrições são grátis e estão abertas a todas as crianças dos 7 aos 12 anos.
A Trofa, com elevada carência de desportos alternativos ao futebol, na opinião do técnico, "é a melhor cidade para implementar uma modalidade como o pólo aquático, porque tem muitos jogadores de grande qualidade".

Apesar de pouco divulgado pólo aquático é uma modalidade em franca expansão no país e, segundo Ricardo Monteiro, "é uma das mais bonitas e espectaculares, desde já porque é praticada dentro de água e isso já cria uma envolvência particular nas pessoas".
O ciclo de treinos está dividido em três treinos semanais, às segundas das 18 horas às 19h30, quartas das 16h30 às 18 horas e sextas das 19h45 às 21h45.
O Clube Estrelas Aquáticas da Trofa engloba, neste momento, também as modalidades de natação (masculino e feminino) e triatlo (masculino), nas variantes de formação e competição.
Hélder Nascimento é o técnico na modalidade de natação, que conta com cerca de 40 crianças de ambos os sexos.



