desemprego 

São 3585 as pessoas da Trofa que não têm emprego. Este valor referente a Novembro de 2009 representa um aumento de 28,8 por cento, relativamente ao mês homólogo do ano passado. Mas desde Outubro que o valor tem diminuído.

A taxa de desemprego na Trofa aumentou 28,8 por cento relativamente a Novembro do ano passado. Segundo os últimos dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional referentes ao mês de Novembro de 2009, 3585 pessoas estavam inscritas no Centro de Emprego.

Tendo em conta a população total da Trofa, 40680 de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística, cerca de 8,8 por cento são pessoas que se encontram desempregadas.

O sexo feminino continua a ser o mais afectado pelo flagelo do desemprego, representando 62,4 por cento dos desempregados, mas foi o sexo masculino que mais cresceu percentualmente (47,2 por cento contra 32,7 das mulheres).

O número de pessoas à procura do primeiro emprego aumentou irrisoriamente (de 217 para 270), enquanto que o número dos que procuram novo emprego subiu cerca de 29 por cento.

O grupo etário mais afectado continua a ser a faixa etária dos 35 aos 54 anos. Relativamente ao mês homólogo do ano passado, Novembro registou um acréscimo de 32,6 por cento, representando também o maior crescimento percentual.

Apesar de os números não serem animadores, a recta do desemprego está numa fase decrescente. A partir de Outubro registou-se uma quebra de nove por cento relativamente a Setembro, o pior mês do ano com 3619 desempregados.

Para além de Outubro e Novembro, que registaram uma queda do desemprego, Julho foi outro mês que registou uma diminuição do número de pessoas à procura de desemprego.