

Trofa
“De’Gostar Ruralidades” a 8 e 9 de setembro na Trofa
Com a intenção de incentivar a promoção e o reconhecimento das tradições locais, a Câmara Municipal da Trofa está a preparar o festival “De’Gostar Ruralidades”, que vai decorrer a 8 e 9 de setembro, nos Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro.
Esta festa das ruralidades vai incluir o XX Festival de Folclore do Concelho e a concretização de mais uma edição da Feira Rural, indo desta forma, para além da dança, e projetando os valores mais tradicionais da Trofa.
Como novidade, este ano, surgem os passeios de charrete no domingo e como sempre, há também a atuação de outros “estilos musicais”, desta vez a cargo da Fanfarra de Santa Maria de Alvarelhos e do Grupo Sons e Cantares do Ave.
O Festival de Folclore deste ano vai continuar a dar a conhecer os usos e costumes mais antigos do Município, com a atuação a 8 de setembro, a partir das 21h00, Rancho Etnográfico de Santiago de Bougado, Rancho Folclórico Divino Espírito Santo, Grupo de Danças e Cantares de Santiago de Bougado e Rancho Folclórico da Trofa.
Já a 9 de setembro, o folclore sobe ao palco a partir das 16h00, com a presença do Rancho Etnográfico de Santiago de Bougado, Rancho Folclórico Divino Espírito Santo, Grupo de Danças e Cantares de Santiago de Bougado e Rancho Folclórico da Trofa.
Em paralelo este festival De’gostar Ruralidades retoma a intenção de querer dar a conhecer a toda a região as riquezas do Concelho, na área da produção agrícola e artesanal, tais como produtos hortícolas, frutícolas, sementes, flores, doces, compotas, mel, ovos, licores, vinhos, enchidos e artesanato.
Conheça o programa
8 DE SETEMBRO
17h00 – Abertura Oficial da Feira de Ruralidades com a Fanfarra de Santa Maria de Alvarelhos
18h30 – Atuação do grupo Sons e Cantares do Ave
20h30 – Desfile Etnográfico
21h00 – Início do Festival
Rancho Etnográfico de Santiago de Bougado
Rancho Folclórico Divino Espírito Santo
Grupo de Danças e Cantares de Santiago de Bougado
Rancho Folclórico da Trofa
9 DE SETEMBRO
15h00 – Abertura da Feira de Ruralidades
Passeios de Charrete (Gratuitos)
15h30 – Desfile Etnográfico
16h00 – Início do Festival
Rancho Folclórico de Alvarelhos
Grupo regional de Moreira da Maia
Rancho Folclórico de S. Romão do Coronado
Rancho das Lavradeiras da Trofa
Fonte Câmara Municipal da Trofa
Desporto
Trofense perdeu na deslocação ao Leixões

O Leixões foi quase sempre melhor do que o Trofense e fez o necessário para marcar até mais do que um golo durante a primeira parte, mas esteve mal na finalização.
O Trofense, que ficou reduzido a 10 jogadores aos 34 minutos, devido à expulsão do seu ‘capitão’, Vasco Rocha, sentiu problemas sempre que o opositor atacou pelos corredores e também deu pouco trabalho à defesa e ao guarda-redes contrário.
Kiki foi o grande motor do ataque leixonense até ao intervalo e logo aos dois minutos cruzou para João Oliveira, que, porém, chegou atrasado e atirou para fora.
A baliza do Trofense voltou a estar em perigo depois de outro cruzamento, este de João Amorim e do flanco direito, aos 10 minutos e com este lance terminou o ascendente inicial do Leixões.
Os visitantes conseguiram depois reagir e lançar alguns ataques promissores, mas por pouco tempo, e foi o Leixões que mais uma vez esteve perto de marcar em duas ocasiões consecutivas aos 15 minutos.
Okitokandjo arranjou tempo e espaço na área leixonense para rematar, assustar Beunardeau e ganhar um canto e, daí até o intervalo, só ‘deu’ Leixões, com Kiki em foco com as suas arrancadas pelo corredor esquerdo e cruzamentos para João Oliveira, que se destacou pela sua desinspiração.
O Trofense melhorou na segunda parte e o Leixões perdeu algum do fulgor exibido no primeiro tempo e tudo ficou mais complicado para a equipa de Matosinhos quando Paulo Alves viu o segundo amarelo aos 53 minutos e foi expulso também.
O treinador leixonense fez três substituições aos 70 minutos, substituiu Kiki, já esgotado pelas suas acelerações e grande mobilidade, por Agostinho aos 82 minutos e foi bem sucedido com as mexidas efetuadas, pois o golo teve a assinatura de duas unidades saídas do banco.
Miguel Ângelo iniciou a jogada do golo, Fabinho prosseguiu-a e Agostinho, natural da Guiné-Bissau, concluiu-a com um golpe de cabeça oportuno, materializando assim o grande investimento que o Leixões efetuara em busca do golo.
Texto Lusa
Trofa
Motociclista sem capacete ferido em acidente

Uma colisão entre um motociclo e um ligeiro de passageiros causou ferimentos no motociclista, um homem com 34 anos, que seguia no motociclo, sem capacete.
O acidente ocorreu cerca das 19h15, no cruzamento da Rua D.PedroV com a rua Dr A.Augusto Pires de Lima.
No socorro estiveram os Bombeiros Voluntários da Trofa com 7 elementos e pela equipa médica da VMER de Famalicão, que transportaram o ferido para a unidade de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave.
A GNR da Trofa registou a ocorrência.
-
Trofa1 semana atrás
Acidente na EN104 leva a corte da via por cerca de 3 horas
-
Trofa6 dias atrás
Viaturas de adeptos de futebol croatas vandalizadas na Trofa
-
Assinatura em pdf2 semanas atrás
Edição 771 do Jornal O Notícias da Trofa
-
Trofa1 dia atrás
Motociclista sem capacete ferido em acidente
-
Edição 7712 semanas atrás
Senhora das Dores com dez dias de festa e andores na rua
-
Trofa4 dias atrás
Junta do Coronado cancela Coronado Convida por “desentendimento” com a paroquia de S.Mamede
-
Trofa5 dias atrás
Volta a Portugal passa hoje pela Trofa
-
Edição 7711 semana atrás
4 freguesias infestadas com praga dos citrinos