quant
Fique ligado

Ano 2008

Daniel Sampaio apresenta “A Razão dos Avós” em Famalicão

Avatar

Publicado

em

O psiquiatra Daniel Sampaio vai estar na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, de Vila Nova de Famalicão, na próxima segunda-feira, dia 3 de Novembro, pelas 18h30, para apresentar a sua última obra intitulada “A Razão dos Avós”, publicada pela Editorial Caminho.
A partir de uma pesquisa aprofundada sobre as suas próprias raízes familiares – as famílias Bensaúde Branco e Sampaio Carvalho -, Daniel Sampaio centra-se no papel dos avós no quotidiano familiar, mas pretende ir mais longe: sustenta que a razão está do lado dos avós porque, como historiadores da família, garantem a autonomia e a diferenciação dos mais novos.
A Razão dos Avós é um livro para ser lido e discutido por todos aqueles que se inquietam com as relações humanas e ainda não desistiram de alcançar um mundo melhor. A publicação é de especial interesse para avós, pais e educadores, que nesta obra poderão encontrar algumas respostas às suas inquietações.
Daniel Sampaio nasceu em Lisboa em 1946. Em 1970 formou-se em Medicina, obtendo o doutoramento na especialidade de psiquiatria em 1986. No ano de 1997 tornou-se professor da Faculdade de Medicina de Lisboa, com Agregação sendo o responsável da disciplina de Psiquiatria 1, do 4º ano do curso de Medicina.
É o coordenador do Núcleo de Estudos do Suicídio do Hospital de Santa Maria. Foi um dos introdutores, em Portugal, da Terapia Familiar, a partir da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (fundada em 1979).
Tem-se dedicado ao estudo dos problemas dos jovens e das suas famílias, através de trabalhos de investigação na área da Psiquiatria e da Adolescência. Tem ainda organizado, no Hospital de Santa Maria, o atendimento de jovens com Anorexia Nervosa e Bulimia Nervosa.
Na Rádio Renascença, teve um programa denominado Sociedade do Conhecimento, em que também participaram Luís Osório e Paulo Sérgio.
Entre as mais de 15 obras publicadas destacam-se os títulos “Terapia familiar, 1985”; “Inventem-se novos pais, 1994” e “Vagabundos de nós, 2003”, um texto que foi adaptado ao teatro, entre muitos outros.
 
FICHA TÉCNICA:
APRESENTAÇÃO DO LIVRO
“A Razão dos Avós”, de Daniel Sampaio, com a presença do autor
Data: Segunda-feira, 3 de Novembro de 2008
Hora: 18h30
Local: Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco – Famalicão
Entrada Livre

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...