Pautas de música e instrumentos musicais são apenas algumas das peças de joalharia que estão em exposição até dia 31 de Outubro na Casa da Cultura da Trofa, para assinalar a Semana da Música.

 

Cerca de setenta trabalhos, elaborados por 30 alunos da escola de Joalharia Engenho e Arte integram esta mostra de joalharia temática, intitulada "Dá-me Música", da qual fazem parte todos os tipos de música, desde a mais ancestral à mais moderna passando pela música tradicional.

João Vilares director da Escola Engenho e Arte e mestre joalheiro explicou ao NT que "esta exposição é uma feliz junção entre joalharia e a música, e a abertura desta mostra coincide propositadamente com o Dia Mundial da Música", frisou.engenho.jpg

A oportunidade de expor nesta Casa da cultura surgiu, segundo o responsável da escola, "graças a uma aluna nossa, natural aqui do concelho, que nos deu a conhecer esta estrutura, também ela uma obra de arte, e pareceu-nos o local ideal para mostrar a obra dos nossos alunos", assegurou.

A Escola de Joalharia Engenho & Arte, é uma escola privada que "nasceu do sonho de impulsionar a Joalharia Contemporânea, preservando as técnicas ancestrais portuguesas desta arte,ainda em uso, mas em vias de desaparecerem por manifesta falta de seguidores. Juntando os mil e um segredos desta arte com mais avançadas técnicas e materiais,conseguimos imprimir uma nova dinâmica à Joalharia Contemporânea".

A sua actividade educativa está direccionada não só a jovens à procura de uma profissão aliciante monetariamente compensadora, mas também a todos que,independentemente da idade e carreira profissional,têm na joalharia a sua realização pessoal ou um interessante hobby.

Como Oficina escola dispõe de uma vasta gama de maquinaria e ferramentas, tanto modernas como tradicionais,que permitem aos seus alunos, com total autonomia, produzirem na Escola as mais variadas peças de Joalharia.

A Escola dispõe ainda de uma ampla Galeria onde, para além da exposição permanente dos trabalhos dos alunos,realiza ainda exposições temporárias de Joalharia de Autor de vários outros consagrados artistas.