quant
Fique ligado

Trofa

Custo da linha de metro e metrobus na Trofa estimado em 160 milhões de euros

Metro do Porto vai construir a desejada rotunda no cruzamento da Carriça

Avatar

Publicado

em

O Governo lançou o concurso público para a elaboração do projeto da nova fase de expansão do Metro do Porto, que inclui a linha de metro e metrobus entre o ISMAI, na Maia, e o interface rodoferroviário, na Trofa.

Segundo os documentos, a linha está avaliada em 160 milhões, com a construção de um troço de cerca de três quilómetros, em metro, e outro de 7,2 quilómetros em canal dedicado para o metrobus (autocarro movido a hidrogénio).

Publicidade

Ribela e Muro (metro), Serra, Bougado, Pateiras, Trofa Sul e Paradela (metrobus) serão as estações, sendo que a antiga estação do Muro se transformará numa estação intermodal, com “zonas de espera, instalações sanitárias, áreas técnicas e áreas de apoio à exploração”. Para as estações da Ribela e Pateiras estão previstos parques de estacionamento, incluindo para bicicletas noutras paragens de metrobus.

“O Muro servirá os dois sistemas de transporte, metro de um lado e ‘metrobus’ do outro, possibilitando assim o transbordo direto entre modos”, com a transição de via dupla para simples a ser “realizada imediatamente antes da estação”.

“A informação ao público será dada em tempo real e com informação relativa a transbordos com outros modos de transporte”, refere a Metro do Porto.

Em Paradela, o metrobus chegará a “um interface com os diversos meios de transporte público, entre eles autocarro, comboio e táxis, bem como ter associado parque para bicicletas e zona de suporte”.

Rotunda na Carriça

A desejada Rotunda da Carriça – que chegou a ser bandeira eleitoral do atual presidente da Câmara Municipal da Trofa – está inserida no projeto da linha do metro. Segundo os documentos da Metro do Porto, o metro passará debaixo da nova rotunda, em túnel.

A empreitada tem uma duração prevista de dois anos e meio e deverá estar pronta em 2028, havendo já financiamento europeu assegurado para a obra.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...