quant
Fique ligado

Edição 576

Cruz Vermelha celebrou 15 anos (C/ Vídeo)

Publicado

em

Publicidade

A Quinta da Azenha recebeu, no dia 3 de junho, cerca de 300 pessoas que quiseram ajudar a Delegação da Trofa da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) a soprar as velas do seu 15.º aniversário.

A Cruz Vermelha é a maior rede humanitária do mundo, estando presente em 190 países e representando uma cobertura de 90 por cento do territorial mundial. Em Portugal há 175 estruturas locais e uma delas acabou de comemorar 15 anos de existência. Falamos da Delegação da Trofa da Cruz Vermelha Portuguesa. Para assinalar a data, juntaram-se três centenas de pessoas num jantar-convívio, na Quinta da Azenha.
“No último ano apoiamos mais de 300 famílias, servimos cerca de 12 mil refeições confecionadas na cantina social Porta de Sabores, entregamos mais de 30 mil géneros alimentares em apoios de emergência e excedentes alimentares. Efetuamos apoio de vestuário e calçado. Sagramos sete campeões nacionais no projeto Cross Stars – Inclusão pelo Desporto. Promovemos valores de igualdade através do livro ‘A Inocência das Facas’, reconhecido pelo Governo de Portugal e vencedor do prémio VIDArt. E, atualmente, coordenamos os contratos locais de desenvolvimento social Trofa 3G – Motor de Oportunidades. É inegável o valor e a abrangência da nossa atuação”, afirmou Daniela Esteves, presidente da direção da Delegação da Trofa da Cruz Vermelha Portuguesa, durante o seu discurso.
Desde 2013 à frente da Delegação, a presidente assume que a equipa comandada por si “imprime uma dinâmica com uma forte convicção de que a comunidade e o mundo podem ser melhores”, tendo esse desígnio no horizonte, “num sério compromisso com a dignidade humana e esperando que, com o empenho de todos, se possa ambicionar uma sociedade mais justa”. Para Daniela Esteves, “a Delegação da Trofa é diferente hoje, daquilo que era no passado”. “Tem que se pensar diferente para que o caminho continue a correr e as pessoas continuem a achar que somos merecedores desta confiança”, acrescentou. A instituição trofense não conta, de acordo com Daniela Esteves, “ com apoios lineares de domínio público”, facto que incentiva o lema: “se fosse fácil não seria para nós”. Esta ausência de apoios obriga a associação a “imprimir mais esforço, criatividade e determinação, e, talvez por isso, promova mais unidade institucional capaz de despertar consciências e envolver a generosidade e responsabilidade social de alguns empresários e voluntários”, considerou a presidente.
O caminho até aqui traçado é o caminho que esta direção quer para “a Cruz Vermelha e para a Trofa”. “Jamais abrandaremos a nossa ação e nunca desistiremos daqueles que dependem da generosidade de todos nós”, concluiu Daniela Esteves. Numa noite inteiramente dedicada à Delegação da Trofa da CVP, brindou-se à instituição e a todos aqueles que contribuem todos os dias para um mundo melhor.

Continuar a ler...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição 576

Trofa Trail Club “nasce” para promover Trail Running e Trekking

Publicado

em

Publicidade

Com “algumas semanas de existência”, o Trofa Trail Club é constituído pelas vertentes Trail Running e Trekking, contando com “cerca de 20 elementos”.

Numa “conversa de café”, Rúben Cunha, Ricardo Dias e Sílvio Alves perceberam que havia “outras pessoas com interesses em comum na vertente do Trekking”. Isso trouxe para o presente “uma ideia antiga” de Rúben e Ricardo criarem “um grupo que promovesse a prática do Trail Running”. Foi então que decidiram “unir esforços e iniciar o grupo”, criando, há “algumas semanas”, o Trofa Trail Club, com o intuito de “promover e organizar atividades, não só relacionadas com o Trekking e Trail Running mas, também, com qualquer atividade outdoor”. Além disso, o clube pretende “promover a prática de desporto no concelho e dar a conhecer toda a envolvência natural que rodeia a região”.
O projeto destes três elementos fundadores saiu do papel e neste momento conta com “cerca de 20 elementos”. A inscrição no Trofa Trail Clube “é gratuita” e para fazer parte deste grupo basta estar atento à página do Facebook (Trofa Trail Clube), onde vão informando sobre os treinos que vão começar a organizar. A primeira representação oficial do clube já aconteceu no Trail da Raposa, com elementos a participarem nas distâncias de 24 e 33 quilómetros, no dia 29 de maio, em Paredes.
E questionam-se: mas afinal do que se trata o Trekking? Esta vertente dedica-se à “prática de caminhada em média e alta montanha e está inserida na área do pedestrianismo”. “Desfrutar da caminhada, ter um espírito naturista e respeito pela natureza e sua conservação, aliando a paixão pela caminhada”, são, segundo os fundadores, os ideais desta vertente. O grupo do Clube terá como “missão organizar caminhadas, viagens, expedições e também facultar diversas informações sobre a modalidade e tudo o que poderá estar relacionado com o ambiente em que se insere”. “A prática do Trekking iniciou-se em 2012 com um grupo de amigos e até aos dias de hoje, temos um pequeno grupo de participantes de várias zonas, não apenas da Trofa”, contaram, mencionando que, a “longo prazo”, o Trofa Trail Club pretende “alargar” a sua prática do Trekking “a nível internacional”, com “expedições em autonomia em montanha”.
Já o Trail Running é “uma vertente de corrida em montanha”, em que as provas variam em quilometragem, mas são “constantes no desafio à natureza”. “O Trail Running implica técnica de corrida e muita caminhada em pisos que podem variar entre a lama, água, pedra solta ou penedos lisos e caminhos apenas utilizados por cabras. Implica sempre ser destemido perante os desafiantes desfiladeiros, as assustadoras quedas de água ou as lamacentas e escorregadias margens de cursos de água”, descrevem.
Atualmente, o Clube tem uma equipa, com “vários elementos”, que se propõe à “participação em provas a nível nacional como internacional, assim como a realização de treinos e eventos no âmbito da modalidade”.

Continuar a ler...

Edição 576

Alvarelhos e Guidões assinala Dia da Criança

Publicado

em

Publicidade

“Quando olho para uma criança ela me inspira dois sentimentos, ternura pelo que é, e respeito pelo que posso ser”. A citação de Jean Piaget, epistemólogo suíço, foi referida por Adelino Maia, presidente da Junta de Freguesia de Alvarelhos e Guidões, durante o convívio promovido pelas escolas de Guidões, em Santa Eufémia, no dia 1 de junho.
O executivo da Junta aproveitou este convívio para entregar aos alunos “uma pequena lembrança”, de forma a assinalar o Dia da Criança, a 1 de junho. Uma ação que também foi replicada nas escolas de Alvarelhos, tal como tem acontecido todos os anos.
Como o Dia da Criança é “muito reconhecido” pelo executivo, a Junta de Freguesia entregou uma lembrança a todos os alunos das escolas básicas e jardins de infância de Alvarelhos e Guidões.

Continuar a ler...

Edição Papel

Edição impressa do jornal O Noticias da Trofa de 09 de março de 2023

Edição impressa do jornal O Noticias da Trofa de 09 de março de 2023

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Pode ler também...