quant
Fique ligado

Edição 576

Trofa Trail Club “nasce” para promover Trail Running e Trekking

Avatar

Publicado

em

Com “algumas semanas de existência”, o Trofa Trail Club é constituído pelas vertentes Trail Running e Trekking, contando com “cerca de 20 elementos”.

Numa “conversa de café”, Rúben Cunha, Ricardo Dias e Sílvio Alves perceberam que havia “outras pessoas com interesses em comum na vertente do Trekking”. Isso trouxe para o presente “uma ideia antiga” de Rúben e Ricardo criarem “um grupo que promovesse a prática do Trail Running”. Foi então que decidiram “unir esforços e iniciar o grupo”, criando, há “algumas semanas”, o Trofa Trail Club, com o intuito de “promover e organizar atividades, não só relacionadas com o Trekking e Trail Running mas, também, com qualquer atividade outdoor”. Além disso, o clube pretende “promover a prática de desporto no concelho e dar a conhecer toda a envolvência natural que rodeia a região”.
O projeto destes três elementos fundadores saiu do papel e neste momento conta com “cerca de 20 elementos”. A inscrição no Trofa Trail Clube “é gratuita” e para fazer parte deste grupo basta estar atento à página do Facebook (Trofa Trail Clube), onde vão informando sobre os treinos que vão começar a organizar. A primeira representação oficial do clube já aconteceu no Trail da Raposa, com elementos a participarem nas distâncias de 24 e 33 quilómetros, no dia 29 de maio, em Paredes.
E questionam-se: mas afinal do que se trata o Trekking? Esta vertente dedica-se à “prática de caminhada em média e alta montanha e está inserida na área do pedestrianismo”. “Desfrutar da caminhada, ter um espírito naturista e respeito pela natureza e sua conservação, aliando a paixão pela caminhada”, são, segundo os fundadores, os ideais desta vertente. O grupo do Clube terá como “missão organizar caminhadas, viagens, expedições e também facultar diversas informações sobre a modalidade e tudo o que poderá estar relacionado com o ambiente em que se insere”. “A prática do Trekking iniciou-se em 2012 com um grupo de amigos e até aos dias de hoje, temos um pequeno grupo de participantes de várias zonas, não apenas da Trofa”, contaram, mencionando que, a “longo prazo”, o Trofa Trail Club pretende “alargar” a sua prática do Trekking “a nível internacional”, com “expedições em autonomia em montanha”.
Já o Trail Running é “uma vertente de corrida em montanha”, em que as provas variam em quilometragem, mas são “constantes no desafio à natureza”. “O Trail Running implica técnica de corrida e muita caminhada em pisos que podem variar entre a lama, água, pedra solta ou penedos lisos e caminhos apenas utilizados por cabras. Implica sempre ser destemido perante os desafiantes desfiladeiros, as assustadoras quedas de água ou as lamacentas e escorregadias margens de cursos de água”, descrevem.
Atualmente, o Clube tem uma equipa, com “vários elementos”, que se propõe à “participação em provas a nível nacional como internacional, assim como a realização de treinos e eventos no âmbito da modalidade”.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...