quant
Fique ligado

Edição 481

Crónica Verde: Não tirar férias do ambiente…

Avatar

Publicado

em

Verão. É nesta altura que a maior parte das pessoas faz férias. Seja em casa, deslocando-se para outro ponto do país ou para o estrangeiro. Seja acampando, alugando casa ou ficando num hotel.

O que parece comum (segundo estudos e estatísticas) é que o nosso impacto no ambiente é maior quando estamos de férias. Surpreso? Não quer dizer que alteremos radicalmente os nossos hábitos, mas coisas aparentemente simples e habituais nas férias, como ficar num hotel, aumenta para o dobro o nosso consumo de água. Se fizermos uma viagem de avião de 5 horas contribuímos para a emissão de cerca de uma tonelada de CO2.

Hoje quero deixar-vos algumas sugestões que podem deixar as vossas férias mais “verdinhas” sem com isso vos tirar o prazer desta época do ano.

Dentro das mais comuns, e para quem sai de casa um período de tempo mais alargado, estão o desligar tudo o que é elétrico (e pode ficar desligado, claro). Se tem a arca cheia, por exemplo, opte por desligar fases no seu quadro elétrico. E até pode fazer sentido desligar o frigorífico, depois de esvaziado.

Seja em sua casa, noutra ou num hotel, evite ao máximo usar o ar condicionado. Feche janelas e estores durante o dia para impedir o calor de entrar e abra à noite para refrescar. Use uma ventoinha. Se mesmo assim precisar de ligar o aparelho, regule-o para uma temperatura mais próxima da realidade e da nossa temperatura de conforto (24º) e não 15º…

Se vai para fora pode experimentar trocar de casa em vez de ficar num hotel. É uma experiência diferente, mais acolhedora e enriquecedora e já há vários sites seguros onde se pode inscrever e escolher uma casa (e uma família) com quem pode trocar de habitação e cidade (e país, até).

Se preferir um hotel, escolha de forma consciente. Já há muitos hotéis “verdes”, com soluções para poupar água, por exemplo, como não mudarem a roupa de cama e as toalhas todos os dias (também não o fazemos em casa). Também pode fazê-lo mesmo que não seja política do hotel, basta colocar na porta o aviso de “não incomodar”.

Se se tiver que deslocar, e puder, escolha o comboio, o meio de transporte mais ecológico (e é tão bom andar de comboio!). Mas se o carro for a sua opção, certifique-se que está afinado e a pressão dos pneus correta. Sempre que possível estacione-o e ande a pé, a melhor maneira de conhecer um sítio novo. Nos percursos pequenos e quando conduz a velocidades mais baixas, abra a janela. Quando usar o ar condicionado, siga os mesmos princípios que referi para casa. Siga as instruções dos mapas e se for preciso pergunte, para não andar às voltas a gastar combustível… E se for alugar um carro, pondere optar por um híbrido.
Depois há as pequenas coisas.

Se vai fazer férias “na natureza” escolha produtos de higiene que não poluam os cursos de água que aprecia tanto. Os protetores solares são extremamente poluentes, escolha sabiamente, se não, de cada vez que vai à água, deixa um rasto de químicos. Evite os descartáveis, tão tentadores nesta época. Opte por pratos, copos e talheres reutilizáveis (mesmo que de plástico). Não arranque plantas, nem traga conchas ou corais de recordação (nem produtos de espécies protegidas!!!).

Publicidade

Coma mais gelados de cone, e menos de copo. Peça as bebidas sem palhinha. Beba pelo gargalo da garrafa. Aprecie o que o rodeia, chegue aos lugares novos com humildade e respeito, e aprecie cada momento das suas férias!

Ema Magalhães | APVC
https://facebook.com/valedocoronado
http://valedocoronado.blogspot.com
valedocoronado@gmail.com

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...