quant
Fique ligado

Edição 532

Crónica ACeS: Chegou o verão! Não podemos esquecer os cuidados com o sol e com o calor

Avatar

Publicado

em

Todos os verões as autoridades de saúde repetem os conselhos relativamente aos cuidados a ter com o calor e o sol. E devido à importância destas recomendações, decidimos relembrar na crónica deste mês estas recomendações.

Com a subida dos termómetros estamos todos expostos ao aumento da temperatura ambiente. Este aumento de temperatura, obriga o nosso organismo usar mecanismos de “compensação” para manter uma temperatura corporal interna constante de 37ºC ao longo do tempo. Todos sabemos que as pessoas idosas, as pessoas com problemas de saúde graves (doentes cardíacos, respiratórias, diabetes, obesidade…) ou as crianças têm mais dificuldade em compensar a exposição ao calor intenso e/ou prolongado, correndo com mais facilidade risco de sofrer problemas de saúde: cãibras, esgotamento por calor e situação mais grave, como o golpe de calor, que pode obrigar a cuidados médicos de emergência. Assim, em caso de emergência ligue 112 ou contacte a linha Saúde 24: 808 24 24 24.
Cada pessoa reage de forma diferente à temperatura e os seus efeitos na saúde também são diferentes. O aumento da produção de suor é um dos importantes mecanismos mobilizado pelo nosso organismo para arrefecer, assim é muito importante:
• Aumente a ingestão de água, ou sumos de fruta natural sem adição de açúcar, mesmo que não sinta sede.
• Evite bebidas alcoólicas e bebidas com elevados teores de açúcar.
• Lembre-se que os recém-nascidos, as crianças, as pessoas idosas e as pessoas doentes, podem não sentir, ou não manifestar sede, mas são particularmente vulneráveis ao risco de desidratação.
• Nunca deixe crianças, doentes ou pessoas idosas dentro de veículos expostos ao sol. Durante as viagens, se o carro não tiver ar condicionado, não feche completamente as janelas. Leve água suficiente para a viagem e pare regularmente.
• Sempre que possível, diminua os esforços físicos e repouse em locais à sombra, frescos e arejados.
• Evite atividades que exijam esforço físico intenso nos picos de calor.
• Use roupa larga, leve e fresca, de preferência de algodão.
• Preocupe-se em manter o ambiente interior da sua habitação fresco e confortável. Durante o dia minimize a exposição do interior das habitações ao sol (feche persianas ou portadas), mantendo, no entanto, uma boa circulação de ar. Ao entardecer, quando a temperatura no exterior for inferior àquela que se verifica no interior do edifício, deixe o ar fresco entrar nas habitações.
• Mantenha-se vigilante relativamente ao estado de saúde das pessoas isoladas, idosas, frágeis ou com dependência que vivem perto de si e ajude-as a protegerem-se do calor.
É também fundamental ter em atenção um conjunto de informações relevantes, que podem proteger a sua saúde. Da exposição prolongada ao sol podem resultar queimaduras solares que, para além de dolorosas, constituem um perigo para a sua saúde. Deste modo, evite a exposição prolongada ao sol e, sobretudo, tenha em atenção:
• Evitar a exposição solar entre as 11 e as 17 horas.
• As crianças com menos de seis meses não devem ser sujeitas a exposição solar e deve evitar-se a exposição direta de crianças com menos de três anos.
• Sempre que andar ao ar livre, deve usar roupas que evitem a exposição direta da pele ao sol, particularmente nas horas de maior incidência solar. Usar chapéu, de preferência, de abas largas e óculos que ofereçam protecção contra a radiação UVA e UVB. Esta proteção aplica-se também às crianças.
• Usar sempre protetor solar com um índice adequado à idade e ao tipo de pele e renove a sua aplicação sempre que estiver exposto ao sol (de 2 em 2 horas), especialmente se estiver molhado ou se transpirou bastante.
• Aumentar a ingestão de líquidos.
Mantenha-se sempre atento aos avisos das Autoridades de Saúde e em caso de temperaturas altas, redobre os cuidados.

Enfermeiras Elsa Silva e Sandra Costa
ACeS Grande Porto I – Santo Tirso/Trofa

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...