quant
Fique ligado

Ano 2010

Criminalidade diminuiu na Trofa

Avatar

Publicado

em

capitao-rui-silva

Reforço dos efectivos do posto e patrulhamento nos maiores focos de criminalidade contribuiu para a redução do número de delitos no concelho. GNR apela para obras de requalificação do posto da Trofa.

O índice de criminalidade no concelho da Trofa está a diminuir. Nos primeiros dois meses do ano, a GNR da Trofa registou uma diminuição de 73 crimes face ao período homólogo de 2009. Dos dados referentes ao posto territorial da Trofa o destaque vai para os crimes contra o património, onde em Janeiro e Fevereiro de 2010 se registaram 70 casos contra os 140 registados em igual período do ano passado. A redução da criminalidade está também patente no que diz respeito aos crimes contra as pessoas, com 30 registos nos dois primeiros meses deste ano, contra 46 no período homólogo de 2009.

Numa análise mais detalhada dos dados, o número de delitos cometidos no concelho cai significativamente a partir do mês de Agosto de 2009. Uma data que coincide com a entrada de um novo comandante no posto da Trofa. E, apesar da redução do índice de criminalidade ser mais notória nos últimos meses, o ano de 2009 já registara esse decréscimo relativamente a 2008, ainda que de forma mais gradual. O ano passado a GNR da Trofa notificou 1239 crimes, enquanto em 2008 esse número era de 1315.

capitao-rui-silva

Números que envaidecem o comandante do destacamento de Santo Tirso da GNR, capitão Rui Silva, para quem a fórmula para minorar os crimes reside no próprio trabalho desenvolvido pelo posto da Trofa. “Nos dois primeiros meses deste ano o decréscimo tem sido mesmo muito grande, fruto de um trabalho que tem sido desenvolvido principalmente pelo posto territorial da Trofa, que tem incentivado e tem colocado patrulhas em determinados locais considerados estratégicos”, sublinhou em entrevista exclusiva ao NT/TrofaTv.

Para o capitão Rui Silva, os resultados positivos muito devem ao esforço do comandante do posto, que “efectivamente tem imprimido uma dinâmica nesta área que, em conjugação com os novos reforços, tem-se reflectido na diminuição da criminalidade”. No total são cinco os novos militares – dois que estão em formação regressam em Maio – que vieram reforçar o posto e garantir “uma maior eficácia da GNR da Trofa, através de patrulhas, quer do âmbito territorial, quer dedicadas às escolas e programas especiais”.

Entre os focos de maior criminalidade no concelho, as freguesias de S. Romão e S. Mamede do Coronado continuam a liderar o número de delitos. “Os cidadãos poderão ter a noção da criminalidade ter aumentando, mas é um aumento que se deve ao facto de estar concentrado nessas duas freguesias, o que não vem ao encontro dos dados gerais de todo o concelho”, esclareceu o comandante do destacamento. O objectivo primordial é “reduzir a criminalidade” na Vila do Coronado e para isso “a GNR tem apostado nessa área e promovido patrulhas com especial incidência nessas duas freguesias”.

Incrementar o patrulhamento nas zonas florestais do concelho na época de fogos é outras das pretensões da GNR. Atendendo às condições climatéricas que se têm manifestado, de que o ano passado foi exemplo, a “preocupação é maior” e nesse sentido urge aumentar os meios. “O núcleo de protecção ambiental, que foi reforçado para o dobro, irá incidir o seu maior esforço, quer na Trofa, quer na área de Santo Tirso”, adiantou o capitão Rui Silva.

GNR apela para obras de requalificação do posto da Trofa

Publicidade

“Grande, mas não adequado às necessidades”. O posto da Trofa da GNR necessita, de acordo com o comandante do destacamento, de obras de requalificação em duas vertentes. “Quer em termos de condições de acolhimento dos militares, quer em termos de reestruturação e melhoramento do atendimento aos cidadãos, que cá se dirigem e precisam de ser atendidos com as melhores condições possíveis”.

Na medida em que “as intervenções que teriam que ser de fundo envolvem custos avultados que transcendem a própria GNR”, as obras de beneficiação do posto da Trofa “teriam que ser efectuadas pela Direcção-Geral das Infra-estruturas e Equipamentos do Ministério da Administração Interna”. “A Câmara Municipal da Trofa tem feito um esforço neste campo para que assim aconteça e tem promovido contactos com o próprio Ministério para que essas obras sejam concretizadas o mais breve possível”, adiantou o comandante.

As necessidades prendem-se também com as viaturas ao serviço do posto. “Sempre que a GNR é dotada de algumas viaturas, a Trofa é uma das prioridades e esperamos que venha uma viatura para a Trofa, que está, pelos vistos, prometida”, avançou ainda o capitão Rui Silva.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...