quant
Fique ligado

Edição 568

Crianças foram poetas por um dia

Avatar

Publicado

em

Cerca de 80 alunos do Jardim de Infância e da Escola Básica de Giesta encheram com poesia a sede da Junta de Freguesia de Alvarelhos e Guidões.

“Essa casa é de caco, quem mora nela é o macaco. Essa casa tão bonita, quem mora nela é cabrita. Essa casa de cimento, quem mora nela é o jumento. Essa casa é de telha, quem mora nela é a abelha. Essa casa é de lata, quem mora nela é a barata. Essa casa é elegante, quem mora nela é o elefante. E descobri de repente, que não falei em casa de gente”. O poema de Elias José foi declamado no sarau poético protagonizado pelos alunos do Jardim de Infância e das turmas do 1.º e 2.º ano da Escola Básica de Giesta, na manhã de quarta-feira,13 de abril.
A professora Susana Silva contou que esta iniciativa já se realiza “há alguns anos”, com o objetivo de “divulgar a poesia entre os mais pequenos” e “alguns dos poetas e poetisas da nossa literatura”. As turmas trabalham “poemas mais infantis”, que abordam “coisas do seu conhecimento”, como “animais e natureza”.
Já a coordenadora do Jardim de Infância de Giesta, Maria José Santos, referiu que embora as crianças sejam “muito pequeninas”, já estão “um bocadinho motivadas para a leitura e a escrita de várias formas”. “Embora sejam muito pequeninos, eles conseguem memorizar com muito mais facilidade uma poesia do que um texto grande. A par das histórias infantis, que é o que mais gostam, trabalhamos também a parte da poesia, para que fiquem, desde muito pequeninos, motivados para a leitura”, referiu.
E como as crianças são “o futuro de amanhã”, Adelino Maia, presidente da Junta de Freguesia de Alvarelhos e Guidões, vê este tipo de iniciativas com “bons olhos e com muito agrado”, recebendo-os de “braços abertos” para “uma manhã diferente”. “É bom saber que estas crianças, mesmo pequeninas, têm o gosto pela poesia e o à vontade de chegar aqui e declamar. Acho que saímos todos a ganhar com estas iniciativas, que são enriquecedoras para as crianças e para nós”, completou.
O presidente da Junta não ficou indiferente a esta manhã poética e preparou uma declamação que aborda o trabalho desenvolvido pela comunidade educativa em prol das crianças.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...