Vinte alunos, dos quatro aos seis anos, do Centro Escolar Luís de Camões (Vila Nova de Famalicão) tiveram uma tarde diferente no Coronado, na terça-feira. Promovida pela Associação para a Protecção do Vale do Coronado (APVC), a atividade contemplou “sessão de asinomediação e passeio com burros, picnic, descoberta e exploração do jardim, do pomar, da horta, do galinheiro e do tanque dos tritões”, foi possível prolongar o Dia da Criança, que tinha sido no dia anterior, e antecipar o Dia Mundial do Ambiente, assinalado a 5 de junho.
“O Serviço Educativo da APVC desenvolve atividades lúdico-pedagógicas, no âmbito da sustentabilidade ambiental, possibilita o contacto com o mundo rural, promove a adoção de comportamentos responsáveis, o respeito pelos animais e, em geral, pela Natureza”, explicou fonte da APVC.Caminhada a 10 de junhoAlém do workshop de agricultura biológica, marcado para 6 de junho, no Coronado, a APVC, em conjunto com a comissão de festas do padroeiro S. Mamede, convida a população a participar na caminhada à Nossa Senhora da Livração, em Bougado, a 10 de junho, pelas 8.30 horas. A Praça 25 de Abril, em Trinaterra, é o ponto de partida da atividade, que tem o custo de três euros, que incluem boné, tshirt e garrafa de água. Com grau de dificuldade “fácil”, a caminhada tem 14 quilómetros de extensão e está prevista terminar às 12.30 horas. O valor da inscrição reverte, na totalidade, para a organização das Festas do Padroeiro São Mamede, marcadas para agosto.
A inscrição pode ser feita através da página de Facebook (facebook.com/valedocoronado) ou na Junta de Freguesia do Coronado.
A APVC aconselha os participantes a levar “calçado apropriado, roupa leve, lanche e boa disposição”.