quant
Fique ligado

Ano 2005

Criado Clube Automóveis Antigos

Avatar

Publicado

em

dsc06524.jpg

 

 

 

 

 

Fomentar o associativismo local, engrandecer o nome da terra são dois dos objectivos do CTAA. Mas a actividade desta associação não se fica por aqui.

Para Batista Andrade

“a promoção de eventos desportivos e culturais que originem o convívio entre os associados e amigos e possíveis acções de beneficência em que se possa unir a nossa paixão por Automóveis antigos e o gosto de ajudar quem mais precisa.

Cerca de uma centena de amantes dos automóveis antigos decidiram criar, na Trofa, uma Associação intitulada Clube Trofense de Automóveis Antigos, cujo sócio nº1 é Batista Andrade, proprietário do Museu de Carros Antigos, com o mesmo nome.

Publicidade

A cerimónia de assinatura da escritura de constituição do CTAA decorreu na passada quinta feira, nas instalações do Museu trofense, com os sócios fundadores a procederem à assinatura do documento que permitiu criar a associação.

Apesar de satisfeito, Batista Andrade mostrou o seu desagrado pelo facto de “nenhum presidente de nenhuma junta de freguesia nem nenhum representante da Câmara Municipal da Trofa estar presente pois todos foram convidados mas nem sequer deram resposta”. Andrade ironizou salientando “é natural pois realmente na Trofa existem muitos museus que a Câmara se vê aflita para os governar”.

Polémicas à parte, os cerca de 100 associados alguns oriundos de concelhos como Vila Nova de Famalicão mas sendo a sua maioria da Trofa, procederam à assinatura da escritura.

A ideia da criação deste clube “partiu da vontade de um conjunto de trofenses, com gosto por carros antigos, muitos deles hoje aqui presentes. A ideia foi tomando algum relevo, com reuniões que ocorreram, com vista a materializar o ideal e hoje podemos ver o culminar desta ideia, com esta cerimónia de escritura, do clube trofense”, frisou Batista Andrade.

Fomentar o associativismo local, engrandecer o nome da terra são dois dos objectivos do CTAA. Mas a actividade desta associação não se fica por aqui. Para Batista Andrade

“a promoção de eventos desportivos e culturais que originem o convívio entre os associados e amigos e possíveis acções de beneficência em que se possa unir a nossa paixão por Automóveis antigos e o gosto de ajudar quem mais precisa. Por fim o objectivo inicial e aquele que todos nos liga desenvolver o gosto pelos automóveis antigos, são desta forma com vontade de cumprir os objectivos a que nos propomos e com força para tornar este clube algo de grandioso e algo que vale a pena”, frisou.

Museu Batista Andrade muito visitado

Criado em 2003, o Museu Batista Andrade reúne um vasto espólio de carros, alguns deles com mais de cinquenta anos, religiosamente conservados e todos com peças de origem.

Mas não são só carros que se podem aqui apreciar…motas e uma vasta colecção de crucifixos estão também expostas naquele que é o único museu com dimensão no concelho da Trofa mas que, como diz Batista Andrade” continua a não colher qualquer apoio da Câmara Municipal da Trofa.

Durante dois anos, Batista Andrade pagou a uma pessoa para, durante os fins-de-semana assegurar a abertura do museu para que todos, de forma gratuita, o pudessem visitar. Agora as visitas podem ser feitas mediante marcação pois este aficionado destas beldades de quatro rodas, continua disponível para mostrar o seu espólio a todos os que aqui queiram passar. Recorde-se que foram várias as visitas de grupos de apaixonados pelos carros e motas que já visitaram este museu, como por exemplo uma expedição que veio de França e que não deixou de passar pelo Museu Batista Andrade.

Publicidade

Vera Araújo

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...