quant
Fique ligado

Região

Concelhos com bons indicadores na pré-escolarização, mas a precisar de melhorar no ensino obrigatório

Avatar

Publicado

em

Três por cento da população com mais de dez anos, na região Norte, é analfabeta. Os dados, publicados pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte fazem parte de um documento que mede a escolarização na região, desde a pré-escola até à formação superior.

Desse documento, é possível perceber os níveis de escolaridade dos concelhos de Famalicão, Santo Tirso e Trofa, e, logo à primeira análise, atesta-se que indicadores de pré-escolarização do dois últimos estão ao nível ou são superiores à média da região. A pré-escolarização da população residente de quatro e cinco anos é, em Santo Tirso, de 87,2%, acima da Região (86,8%), e da Trofa, que tem uma taxa de 86,3%. Em Vila Nova de Famalicão, este indicador está bem abaixo do conjunto dos concelhos que compõem o Norte: 81,7%.
Mas no que toca à escolarização da população residente de 15 a 17 anos, Vila Nova de Famalicão apresenta melhores indicadores que o Norte. Naquele concelho, a taxa situa-se nos 98,8%, mais 0,4% que a taxa do Região. Santo Tirso e Trofa apresentam taxas de 97,5% e 98,1%, respetivamente.
Os três concelhos conseguem superar também a taxa do Norte (97,3%) na população com 20 a 24 anos com o 9.º ano de escolaridade: a Trofa apresenta o melhor indicador, 98,1%, à frente de Famalicão, com 97,8%, e de Santo Tirso, com 97,7%).
Já a população com 25 a 29 anos com o 3.º ciclo completo é de 95,6 na Região Norte, menor que em Santo Tirso, com taxa de 96,7%, Vila Nova de Famalicão (96,4%) e Trofa (96%).
A taxa de escolarização com o ensino obrigatório da população com idade entre os 18 e os 23 anos desce consideravelmente. Na Região é de 55,6%, enquanto em Vila Nova de Famalicão é de 55,7%, em Santo Tirso situa-se nos 53% e na Trofa é de 51,5%.
Esta tendência percebe-se também nos indicadores referentes à população com mais de 25 anos com, pelo menos, o ensino secundário completo: 31,6% em Santo Tirso, 34,7% na Trofa e 35,7% em Famalicão, todos abaixo da taxa da Região, situada nos 37,6%.
Através do documento disponibilizado pela CCDR-Norte é ainda possível perceber que a taxa de doutorados nos três concelhos é superior ao analfabetismo da população com mais de dez anos. Em Santo Tirso, 3,1% da população com mais de 25 anos tem o grau de doutor, à frente de Vila Nova de Famalicão (3%) e Trofa (2,7%). Por outro lado, as taxas de analfabetismo nestes concelhos são, respetivamente, de 2,6%, 2,3% e 2,2%.

Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...