quant
Fique ligado

Trofa

Colheita de sangue na Trofa esta sexta-feira

Quem quiser pode contribuir com uma dádiva, nas instalações da empresa, na Rua do Poente, n.º 142, em Bougado, entre as 14h30 às 19h00.

Avatar

Publicado

em

Em sintonia com os apelos que têm sido feitos pela Federação Portuguesa dos Dadores Benévolos de Sangue, a empresa MTC People promove, na sexta-feira, 4 de fevereiro, uma ação de colheita, aberta a toda a população.

Quem quiser pode contribuir com uma dádiva, nas instalações da empresa, na Rua do Poente, n.º 142, em Bougado, entre as 14h30 às 19h00.

Pode inscrever-se por telefone, usando o contacto 221 120 879 ou 911 797 182.

Recorde-se que, esta semana, a FEPODABES lançou um comunicado, no qual “apela a todas as pessoas saudáveis que façam a sua dádiva de sangue, nesta altura muito exigente para a manutenção das reservas em níveis estáveis”.

Os mais afetados são os grupos sanguíneos “O positivo”, “O negativo”, “B negativo“, “A positivo” e “A negativo”, mas, na generalidade, a pandemia e o processo de vacinação tem afetado as reservas de sangue existentes nos hospitais.

“Dado ao número elevado número de contágios das últimas semanas e respetivos isolamentos profiláticos, têm conduzido a uma grande dificuldade em manter estáveis as reservas de componentes sanguíneos. Em simultâneo, as habituais infeções respiratórias sazonais têm contribuído para uma redução do afluxo de pessoas candidatas à dádiva de sangue”, explicou a Federação, que reitera a “urgência” deste apelo.

Segundo Alberto Mota, presidente da entidade ,“existe um número elevado e dadores de sangue que estão impossibilitados de dar sangue dado ao atual momento da pandemia e vacinação ”.

Para ser uma pessoa dadora de sangue, basta ter entre 18 e 65 anos (o limite de idade para a primeira dádiva é os 60 anos) e ter peso igual ou superior a 50 kg. As pessoas candidatas à dádiva que tenham tido COVID-19 devem aguardar 14 dias e as que fizeram a vacina de reforço contra a COVID-19 deve aguardar 7 dias, para se candidatarem novamente.

Segundo a FEPODABES, os hospitais portugueses necessitam de cerca de 1000 unidades de sangue e componentes sanguíneos todos os dias , sendo que os homens, só podem realizar a sua dádiva de 3 em 3 meses e, sendo mulheres, de 4 em 4 meses.

Para saber onde podem  dar sangue consultem  www.fepodabes.pt PUBLICIDADE

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...