quant
Fique ligado

Edição 679

Colégio da Trofa doa mais de duas toneladas de alimentos

Avatar

Publicado

em

Projeto “Juntos por uma Causa”, do Colégio da Trofa, vai apoiar 80 famílias. Foram entregues mais de duas toneladas de alimentos.

A solidariedade não tem data nem local e quem está predisposto a ajudar pode exaltar este valor com o mais simbólico gesto. Mas quando uma comunidade se junta numa causa comum, o resultado é um grande exemplo de altruísmo. Foi o que aconteceu no Colégio da Trofa. Inspirados pelos professores, os alunos do 10.º ano desencadearam uma ação que resultou na angariação de “mais de duas toneladas” de alimentos, que vão ajudar “cerca de 80 famílias” desfavorecidas da Trofa.

Maria Oliveira, uma dos alunas envolvidas, explicou ao NT e à TrofaTv que “o Colégio tenta fazer perceber que nem todos têm as mesmas possibilidades” e que foi “com surpresa” que encarou “a dimensao que esta causa teve”. “Estou sem palavras”, admitiu a jovem.


O professor Ricardo Pereira assinalou que o “apelo” espalhou-se “com grande energia” por toda a escola e foi bem recebido “por todos”, desde os meninos de três anos aos jovens do 12.º, incluindo docentes, funcionários e elementos da direção. “Tratou-se de um projeto multidisciplinar, que uniu todo o Colégio”, sublinhou.

Esta iniciativa, que não é inédita no Colégio da Trofa, partiu da celebração do Dia Mundial da Alimentação e faz parte do projeto educativo e pedagógico do estabelecimento de ensino. “Eles sentem-se desafiados e veem a escola como algo mais do que um lugar para adquirir conhecimentos. Há competências sociais e valores de cidadania que estão em causa”, argumentou Ricardo Pereira.

O coordenador pedagógico do estabelecimento de ensino, João Amaral, não ficou surpreendido com a expressão da solidariedade da causa, justificando que “os alunos empenham-se em todas as ações da escola”. Já quanto à iniciativa, explicou, pretendia “consciencializar para a importância da solidariedade, educar a nível social e manter uma ligação à comunidade”.

Os alimentos foram entregues à Conferência Vicentina da Trofa, que desta forma poderá ajudar as famílias sinalizadas. “São 80 famílias muito carenciadas que vão receber uma ajuda resultante de um projeto solidário, cuja mensagem que transmite é de amor ao próprio e caridade. Temos de agradecer a todos os que se solidarizaram com esta causa”, afirmou José Augusto Gomes, representante do movimento.

Mas as necessidades mantêm-se todos os dias, pelo que é premente que a solidariedade continue em grande expressão no concelho.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...