aturma

O Cineclube da Maia promove mais uma sessão de cinema amanhã, dia 28, às 21h30, na Sala de Cinema do Centro Comercial Venepor, com a exibição do filme francês “A Turma” de Laurent Cantet , vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes 2008. A anteceder a projecção a habitual música ao vivo.

Data/Hora: 28 de Novembro de 2009, 21h30

Local: Sala de cinema do Centro Comercial Venepor

Preço: 3€ normal | 1,20€ sócio

Filme: A Turma

Realização: Laurent Cantet

Com: François Bégaudeau

Palma de Ouro do Festival de Cannes 2008

França | 2008 | 128′ | cor | 2:35

Apresentação:

É bom pensar que alguém trata de fazer aprender quem não sabe. Alguém decide o que importa saber. E o que vale a pena ensinar. Seria ainda melhor que alguém nos mostrasse como resulta isso afinal. E se serve de alguma coisa. A quem sabe aprender. E a quem não. Estuda, meu filho, estuda muito. Um dia vais ser alguém.

Sinopse:

François, um professor, e os seus colegas, preparam-se para um novo ano escolar no liceu de um bairro problemático em Paris.

Cheios de boas intenções, estão decididos a não deixarem que o desencorajamento os impeça de tentar dar a melhor educação aos seus alunos.

As culturas e as atitudes diferentes frequentemente colidem dentro da sala de aula, um microcosmos da França contemporânea. Apesar de divertidos e inspiradores, tanto quanto os adolescentes podem ser, o seu difícil comportamento pode, no entanto, pôr em causa o entusiasmo de um professor pelo seu trabalho mal pago.

François insiste num atmosfera de respeito e empenho. Sem ser rabugento ou inflexível, a sua extravagante franqueza surpreende muitas vezes os alunos. Mas a ética da sua sala de aula é posta à prova quando os estudantes começam a desafiar os seus métodos.

Música ao vivo antecedendo a projecção.