quant
Fique ligado

Edição 586

Cidai recebe festas em honra de Nossa Senhora da Alegria e S. Gens

Avatar

Publicado

em

Setembro vai começar com uma das festas religiosas mais significativas de Santiago de Bougado. As celebrações em honra de Nossa Senhora da Alegria e de S. Gens realizam-se a 3 e 4 de setembro, no Monte de S. Gens de Cidai.
No primeiro dia, dedicado a Nossa Senhora da Alegria, será realizada uma missa solenizada, pelas 18 horas, com oração das Mães e consagração das crianças menores, principalmente de três anos, a Nossa Senhora da Alegria.
Já no dia 3, dedicado a S. Gens, há missa pelas 9 horas e depois, pelas 10.45 horas, realiza-se a peregrinação do Facho até ao santuário, com quatro andores e participação da paróquia e de todos os devotos, cumprindo as suas promessas. Segue-se a missa solene em honra de S. Gens, com sermão e comunhão geral.
À tarde, pelas 16 horas, o recinto envolvente à Capela será animado com o Festival de Folclore do Grupo de Danças e Cantares de Santiago de Bougado. Além do grupo anfitrião vão passar pelo palco o Grupo Folclórico e Etnográfico de Alfarelos (Coimbra), Rancho Típico de Esposende, Rancho Folclórico de Santa Maria de Maureles (Marco de Canaveses) e Grupo Folclórico Casa do Povo de Arões (Fafe).
Já a 19 de setembro, Dia da Gente do Mar, realiza-se missa às 9 e às 10.30 horas.
Manuel Ramalho, responsável pela organização das festas, espera que “muita gente” aflua às celebrações. Este ano, e à semelhança dos anteriores, houve um esforço financeiro para “a conservação do santuário e limpeza da zona florestal” envolvente à capela.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...