quant
Fique ligado

Trofa

Cidai celebra um século de festa da Páscoa

Lugar de Cidai, em Santiago de Bougado, assinala cem anos das festas da Páscoa, com um programa cultural e religioso, de 6 a 10 de abril.

Avatar

Publicado

em

O lugar de Cidai, em Santiago de Bougado, vai assinalar cem anos de tradição das festas da Páscoa, com um programa cultural e religioso que decorre de 6 a 10 de abril.
Na vertente religiosa, o destaque vai para a Via-Sacra, no Souto da Lagoa, às 15h00 de Sexta-Feira Santa, dia 7, dia em que será celebrada a Paixão do Senhor, às 21h00.
No sábado, às 21h30, há a vigília pascal, na Igreja Matriz de Santiago de Bougado, enquanto no domingo de Páscoa se cumpre a visita do compasso, com saída da Igreja Matriz, pelas 09h00, após a eucaristia. Ao meio-dia, há missa campal no Largo de Cidai, e para as 19h00 está prevista a chegada dos compassos, que se reúnem naquele local para, depois, em procissão rumarem até à Igreja Matriz, para a celebração da eucaristia solene de Páscoa.
Do ponto de vista profano, o programa deste ano está mais apetrechado. O destaque vai para Maria Leal, que atuará depois da sessão de fogo de artíficio, na noite de domingo. Nesse dia, também há atuação de João Norte, às 21h30.
Na noitada de sábado, já depois da meia-noite, há espetáculo de comédia com João Seabra e Alexandre Santos. Antes, às 23h00, o palco é de Tiago Andrade Nunes. O fado também se fará ouvir nessa noite, a partir das 21h45, com Costa Marinho e Luísa Vilas Boas, acompanhados por Amável Carneiro, na guitarra, e Miguel Dias, na viola.
Na Quinta-Feira Santa, 6 de abril, há atuações da Escola de Música e Artes da Trofa, às 22h00, dos Sons e Cantares d’Outrora, às 23h00, e do DJ Hugo Adrião, à meia-noite.
O programa encerra na segunda-feira, 10 de abril, com arruada do Grupo de Bombos de Gião, a partir das 09h00, com espetáculo de folclore, às 15h00, com o Rancho Etnográfico de Danças e Cantares de Santiago de Bougado e Grupo de Folclore Danças e Cantares de Joane, e com as concertinas e cantares ao desafio de Carlos Ribeiro e Naty. A festa encerra com desgarrada, com Anjinho & Diana no palco.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...