quant
Fique ligado

Ano 2010

Churrasco no encerramento dos campeonatos amadores

Avatar

Publicado

em

Futebol Amador da Trofa assinalou encerramento dos campeonatos concelhios com um churrasco. Ultrapassadas as dificuldades financeiras, a Associação de Futebol Popular vai dar continuidade a este projecto com mais dois escalões na próxima temporada.

Foi com porco no espeto e caldo verde que as associações da Trofa assinalaram o encerramento dos campeonatos amadores do concelho. Ao contrário da habitual gala de encerramento, desta vez os atletas tiveram uma festa popular, que ao bom prato juntou música e dança protagonizadas pelo grupo LOL Dance, da Associação Recreativa e Desportiva do Coronado, e pelos utentes da Muro de Abrigo.

O Centro Recreativo de Bougado recebeu a iniciativa no seu pavilhão em Santiago de Bougado, juntando centenas de atletas das 19 colectividades inscritas no futebol amador.

Na entrega de prémios foram distinguidos os árbitros e as equipas vencedoras dos escalões existentes: a Associação Recreativa Juventude do Muro em iniciados, a Associação Recreativa e Desportiva do Coronado em juvenis, a Associação de Moradores da Urbanização da Barca em juniores, o Núcleo do Sporting da Trofa em seniores femininos, a Associação Cultural e Recreativa do Paranho em veteranos e o Guidões Futebol Clube em seniores de futebol de 11.

Depois de uma época que contou com mais equipas no futebol amador, Artur Costa, presidente da Associação de Futebol Popular da Trofa, fez um balanço “positivo” de todo o trabalho desenvolvido. “Há sempre, ao longo do ano, algumas questões que nos preocupam, mas o que é certo é que mesmo a disciplina e o fair-play dos dirigentes e dos atletas melhoraram e muito”, explicou.

 

Os rumores que alastraram no concelho sobre o fim dos campeonatos concelhios acabaram por se revelar infundados, mas houve alterações que se aplicaram do ponto de vista financeiro. Artur Costa referiu que com a mudança do poder político surgiram “novas estratégias, novas ideias e falta de dinheiro quer da Câmara quer da Associação de Futebol Popular da Trofa”. As dificuldades, segundo o responsável, incidiram no pagamento dos seguros desportivos dos atletas: “Tivemos imensa dificuldade até que a Câmara estivesse em condições de nos poder facultar o dinheiro do contrato-programa, mas depois as coisas encarreiraram. A autarquia tratou do dossier do futebol amador e tudo acabou em beleza”.

A alteração do molde para o encerramento dos campeonatos também foi resultado do ajustamento financeiro encetado pela autarquia. Com a festa popular, os atletas e dirigentes apenas tiveram que desembolsar dois euros, quando no ano passado o jantar de gala obrigava ao pagamento de 15 euros, “50 por cento comparticipado pela Associação de Futebol Popular”. A alteração foi uma aposta ganha, considerou Artur Costa. Quem comunga da mesma opinião é Teresa Fernandes, vereadora do pelouro do Desporto e Juventude. A autarca esteve na festa juntamente com a presidente Joana Lima e ao NT/TrofaTv sublinhou as vantagens do churrasco. “Toda a carne, bebidas e pão foram oferecidos para a festa, que juntou mais pessoas, porque não estão aqui só os atletas, mas também as suas famílias. Para além disso, as associações podem trazer as outras actividades que desenvolvem”, referiu.

Publicidade

Teresa Fernandes quis deixar claro que “em altura nenhuma” a autarquia “pôs em causa a continuidade do futebol amador”, no entanto salvaguardou a necessidade “de haver consciência de que as verbas que eram atribuídas não vão ser possíveis”. “A Câmara estará sempre ao lado do futebol popular e das associações”, asseverou.

 

Futebol Amador com mais dois escalões na próxima temporada

Com a garantia de que o futebol popular vai continuar, Artur Costa anunciou ainda que na próxima temporada vão ser introduzidos mais dois escalões em competição, escolas e infantis.

Apesar da dificuldade de conciliar todos os jogos com o número insuficiente de campos desportivos, os mais pequenos vão jogar nas manhãs de sábado e domingo, enquanto os restantes escalões vão entrar em acção, como já era habitual, à sexta-feira à noite e ao sábado de tarde e à noite.

Também haverá uma reestruturação da arbitragem com a entrada de mais elementos, visto que, segundo Artur Costa, são muito requisitados no exterior da Trofa. A principal novidade vai para a integração de mais elementos femininos. Neste momento são quatro as mulheres inscritas para arbitrar nos campeonatos amadores.

No futebol amador da Trofa participam cerca de 1500 atletas de 19 associações do concelho. Os campeonatos devem começar em meados de Outubro deste ano.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...