quant
Fique ligado

Edição 560

Cheias na Trofa pela terceira vez em 2016

Avatar

Publicado

em

Cheias trofa azenhas 2

Em dois mil e dezasseis, a Trofa já conta com três episódios de inundações, devido à chuva intensa. O último, que pôs Parque das Azenhas e várias ruas debaixo de água, fez o Rio Ave tomar proporções que vão ficar na história. Na Azenha de Bairros, Valdemar Portela registou que as cheias naquele edifício estão em 3.º lugar desde 1962, apenas abaixo das registadas nessa data e em 2001.
Além da Azenha de Bairros, outras situadas nas margens do Ave, como a de Sam, foram fustigadas pela subida surpreendente do leito do rio. Na Maganha, a água galgou campos e pintou de azul-escuro a paisagem que aqueles que descem a Avenida que dá acesso ao monte de S. Gens estão habituados a ver em tons de verde.
Mais uma vez, o problema do assoreamento da foz do rio Trofa, em Santiago de Bougado, causou vários constrangimentos aos moradores da Rua do Toural que se viram isolados, devido à água que se acumulou no entroncamento com a Rua Fundo da Aldeia e, por consequência, também invadiu habitações.

Cheias trofa azenhas 2

Este é um problema que se agudizou no início de 2013, quando a foz do rio deixou de ter cerca de dois metros de profundidade, também por consequência das obras de construção do Parque das Azenhas. Contactada pelo NT, no início de janeiro, aquando de uma das inundações, a Agência Portuguesa do Ambiente, IP/Administração da Região Hidrográfica do Norte (APA/ARH do Norte) garantiu que, juntamente com a autarquia da Trofa, iria “analisar quais as soluções mais adequadas com vista à resolução” daquele problema, um mês depois, a foz do rio continua assoreada. É nesta zona que se registam mais danos no Parque das Azenhas, uma vez que parte do percurso pedonal acabou por ser construída em zona de leito do rio.
A Estrada Nacional 14, mais uma vez, esteve cortada à circulação automóvel, entre o Estádio Clube Desportivo Trofense e a empresa Preh, durante cerca de oito horas, na sexta-feira.
E apesar do cenário, há quem consiga olhá-lo com boa disposição, graças ao futebol. Foi o caso do presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Humberto, que, na tarde de sábado, na sessão pública de lançamento do livro do trofense César Alves, em tom de brincadeira afirmou: “Ontem, apesar de ter chovido, para mim foi um dia de sol, porque o FC Porto ganhou”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...