quant
Fique ligado

Ano 2007

Chama do centenário do CNE vai passar na Trofa

Avatar

Publicado

em

Partiu para França, uma delegação portuguesa da Fraternidade Nuno Álvares e do Corpo Nacional de Escuteiros, com o objectivo de receber, em Moisson, a "Chama do Centenário".

 

 Num comunicado enviado, a organização dá conta que esta actividade "marca o início de um novo século de escutismo no mundo e Portugal, através das suas associações escutistas.

A "Chama" foi acesa no passado dia 22 de Fevereiro sobre o túmulo de Robert Baden-Powell, fundador do escutismo, no Quénia.

Este acto simboliza a fundação do movimento. A chama já viajou através pelo Quénia, Etiópia, Sudão, Egipto, Grécia, Itália, França, Bélgica e Reino Unido, onde terminará a sua etapa em 31 de Julho na Ilha de Brownsea, local onde se realizou o primeiro acampamento de escuteiros, há cem anos, e que este ano recebe entre os dias 27 de Julho e 8 de Agosto, o Jamboree Mundial do Escutismo.

Será durante a sua passagem em Moisson (França) que uma delegação portuguesa, vai acenderá uma "segunda Chama" que será transportada para Portugal, passando por Braga (dia 26), Porto (27), Lisboa (28), Leiria (29), Covilhã (30), com destino a Monte do Trigo, onde estará o Acampamento Nacional do CNE, com 10.000 participantes.

Antes da entrada em campo haverá uma cerimónia de boas-vindas da "Chama" pelo Município de Idanha-a-Nova.

Programa de recepção à chama do Centenário em Portugal

Braga – 26 de Julho.

21h00 – Praça do Município.

Publicidade

Chegada do cortejo da Chama e início das cerimónias. No final seguirá para o Centro de Formação de Fraião onde se realizará um acampamento.

27 de Julho – 10h00 – Partida de Fraião com destino à Trofa para a transmissão à Região do Porto. Percurso efectuado a pé.

Porto – 27 de Julho

19h00 – Recepção da Chama na Trofa

20h30 – Praça Humberto Delgado (Aliados) – Acolhimento da Chama. Serão acesos 100 archotes, seguindo-se o cortejo com destino ao terreiro da Sé do Porto.

21h30 – Vigília de oração, presidida por D. Manuel Clemente, Bispo do Porto.

22h30 – Partida da Chama em direcção a Lisboa.

Lisboa – 28 de Julho

08h30 – Chegada a Vialonga e início do trajecto que passará pela Póvoa de Santa Iria, seguindo até ao Parque das Nações. Será efectuado a pé, de bicicleta e charrete.

11h00 – Trajectos Porta Sul – Terreiro do Paço, efectuado a cavalo e bicicleta e, Terreiro do Paço – Doca de Santo Amaro, em estafetas.

Publicidade

14h00 – Trajecto de barco até à Torre de Belém.

15h30 – Concentração na Torre de Belém, seguindo-se cortejo a pé até à Capela de S.Jerónimo, pela Av. da Torre.

Leiria – 29 de Julho

Recepção no Campo Militar de S. Jorge, deslocando-se depois para a Batalha.

20h00 – Concentração no Largo do Mosteiro

21h00 – Guarda de Honra e início das Cerimónias de acolhimento.

21h30 – Vigília na Igreja do Mosteiro.

23h00 – Despedida e partida para a Quinta do Escuteiro onde estarão escuteiros em acampamento.

Covilhã – 30 de Julho

20h00 – Recepção à Chama no Jardim junto à Igreja de S.Francisco e cortejo até ao centro da cidade.

Publicidade

20h30 – Início das cerimónias presididas por D.Manuel Felício, Bispo da Guarda que incluirá a entrega de uma vela acesa na Chama do Centenário a todos os Agrupamentos do CNE e Núcleos da FNA presentes.

Idanha-a-Nova – 31 de Julho

20h45 – Recepção junto à Câmara Municipal, seguindo-se cerimónia presidida pelo Sr. Presidente da Câmara, onde será descerrada uma lápide comemorativa deste evento.

21h30 – Partida das estafetas que transportarão a Chama do Centenário até ao Monte Trigo, local do Acampamento Nacional, com 10.000 participantes

22h00 – Entrada no XXI Acampamento Nacional do CNE e acendimento de uma pira que permanecerá activa até ao final do acampamento.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...