quant
Fique ligado

Ano 2010

Centenas no adeus ao “Velho Lobo”

Avatar

Publicado

em

chefe-campos

chefe-campos 

Foi na Igreja Matriz de Santiago de Bougado que familiares, amigos, vários grupos de escuteiros e muitos trofenses se despediram daquele que era o chefe de escuteiros mais velho no activo no concelho da Trofa.

Carlos Campos faleceu aos 93 anos, este domingo, e na memória de quem fica deixa uma vida longa dedicada, em grande parte, ao escutismo.

Publicidade

Tendo sido um dos fundadores do escutismo na Trofa, com o Agrupamento 94, de S. Martinho de Bougado, em Junho de 1934, sob o lema escutista “Sempre Alerta para Servir”, o trofense Carlos Campos foi também um dos impulsionadores da fundação do Agrupamento 447, de Santiago de Bougado, tendo sio eleito primeiro chefe deste agrupamento em Julho de 1975.

No último adeus a Carlos Campos, o Bispo Emérito de S. Tomé e Príncipe, D. Abílio Ribas, amigo da família de longa data, presidiu à exéquias solenes, numa cerimónia que juntou grupos de escuteiros de nível nacional, regional e local do Corpo Nacional de Escutas (CNE), entre eles a Junta Regional do Porto, o Núcleo Norte do CNE e o agrupamento de S. Bartolomeu de Fontiscos (Santo Tirso), o Agrupamento 447, de Santiago de Bougado, o Agrupamento 94, de S. Martinho de Bougado e ainda os Núcleos Fraternidade Nuno Álvares das duas freguesias, assim como o chefe regional da FNA.

Recorde-se que em Janeiro de 2009, Carlos Campos, conhecido pelo seu nome de guerra “Velho Lobo”, ofereceu à Biblioteca Municipal da Trofa, instalada na Casa da Cultura, dois DVD com imagens do concelho, onde é retratada a Trofa de há 80 anos com os seus costumes, tradições e trajes de antigamente.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...