quant
Fique ligado

Ano 2007

Cenfim “certifica” jovens

Avatar

Publicado

em

cenfim

Qualificação é a palavra de ordem no Cenfim. Na passada sexta-feira a instituição entregou 61 diplomas de especialização de nível 3 ao alunos de um dos seus cursos de formação.

   O Cenfim, marcou mais uma data importante para os estudantes, que finalizaram o curso de nível 3 leccionado nesta instituição. Os jovens integrarão o mercado de trabalho como técnicos de desenho de construções mecânicas, técnicos de manutenção electromecânica e electrónica e técnicos de maquinação e programação CNC.

Depois do pequeno espectáculo "Música na poesia de Torga", onde Isabel Martinho e o seu grupo, interpretaram poesias de Miguel Torga, foram entregues os certificados, bem como um ‘voucher' que visa uma formação contínua, ou seja, um curso de aperfeiçoamento que os alunos, agora já trabalhadores, poderão frequentar mais tarde.

A entrega de apenas 61 diplomas, não deixou contente Manuel Grilo, responsável pela administração do Cenfim, "neste curso iniciaram 80 alunos, portanto, 19 ficaram pelo caminho, cerca de 25 por cento. Estes números ditos numa escola do Ministério da Educação seriam considerados excepcionais, para nós é mau", declarou. No entanto, fez questão de frisar que os casos de insucesso têm diminuído, sendo que esta iniciativa insere-se também, no âmbito de um projecto de combate ao abandono escolar, "dignificando aquilo que os jovens aqui fizeram, aprendendo uma profissão, que hoje depois de um mês da conclusão dos respectivos cursos, já todos a estão a exercer", acrescentou.

Para Branco Rodrigues, director do Cenfim da Trofa, satisfeito com a conclusão de mais um curso e com a formação de mais 61 jovens, explicou a taxa de 25 por cento de insucesso a "o insucesso é nosso, porque não conseguimos mantê-los cá. O nosso argumento não foi suficientemente forte para que os alunos percebessem que sair daqui com uma profissão e qualificados é mais importante do que saírem para o mercado de trabalho, não qualificados e passarem a receber um salário que daqui por um ano ou dois poderá ser posto em questão, porque essas áreas já vão exigir qualificações mais elevadas".

"Qualifiquem-se" foi o conselho deixado a todos os contemplados com os 61 diplomas, jovens que se iniciam agora no mundo do trabalho, em empresas situadas na Trofa, Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso, Vila do Conde, Póvoa do Varzim, Maia e Braga.

Com o reconhecimento das empresas da região, o Cenfim, emprega agora mais 61 jovens qualificados, contribuindo assim para o desenvolvimento de uma indústria que exige, cada vez mais, uma mão de obra certificada.

 

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...