quant
Fique ligado

Ano 2010

Cenfim escolhe os melhores para Campeonato Nacional

Avatar

Publicado

em

 

O Cenfim está a escolher os melhores alunos nos vários cursos de formação para participarem nos campeonatos Nacionais e Mundiais.

O objectivo é fazer com que os jovens que frequentam os cursos do Cenfim brilhem nos campeonatos Nacionais nos Açores e nos Mundiais, em Londres, em 2011, onde estarão os melhores serralheiros, desenhadores e técnicos de várias áreas.

Para escolher os melhores alunos a escola profissional organiza nos dias 16 e 17 de Julho o 1.º Campeonato das Profissões do Cenfim, onde participam cerca de 60 jovens de 10 núcleos do Cenfim. As provas a decorrer nos núcleos de Ermesinde, Marinha Grande, Torres Vedras e Trofa já começaram e a competição está ao rubro.

Luís Flores, de 18 anos, veio do núcleo de Ermesinde para a Trofa para participar na prova de maquinação convencional. Para já era o jovem mais adiantado na prova e ao NT mostrou-se confiante: “Isto para nós é básico porque já estamos habituados a fazer trabalhos mais complicados”. Satisfeito por estar a fazer parte desta “nova experiência” garantiu estar preparado para os desafios no campeonato Nacional.

Já Fábio Fonseca, de 18 anos faz parte do núcleo da Trofa e foi com agrado que aceitou a proposta para entrar no campeonato onde pode “mostrar as capacidades”. Quanto a uma possível participação na prova a nível Nacional foi peremptório: “Psicologicamente estou preparado e tenho capacidades para isso e gostava de participar”.

As profissões a Concurso são: Desenho de Construções Mecânicas – Núcleos de Ermesinde e Torres Vedras; Fresagem CNC – Núcleos de Ermesinde e Marinha Grande; Maquinação Convencional – Núcleos de Torres Vedras e Trofa; Electromecânica Industrial – Núcleos de Torres Vedras e Trofa; Serralharia Civil – Núcleo de Marinha Grande; Soldadura – Núcleo de Torres Vedras e Mecatrónica (Demonstrações) – Núcleo de Ermesinde.

“Preparar os formandos para os campeonatos nacionais e regionais” e de ir aos campeonatos Europeu e Mundial é o objectivo do Cenfim. Esta foi a garantia dada por Adelino Santos, presidente do júri da prova de electromecânica industrial que está a decorrer no núcleo da Trofa, que considerou este tipo de provas importantes, pois “preparam os alunos para as provas nacionais”. “Os alunos ficaram orgulhosos por serem escolhidos como melhores e acharam interessante esta prova”, acrescentou.

Fernando Branco Rodrigues é o director do núcleo do Cenfim na Trofa e acredita que este tipo de iniciativas são uma forma de proporcionar uma “competição saudável entre jovens numa área das mais nobres: a do conhecimento”. “As actividades que estamos a desenvolver para empresários e técnicos são demonstrativas da qualidade e das potencialidades dos nossos formandos e da nossa formação” sublinhou, referindo-se à visita de alunos, empresários, técnicos, jovens, professores e conselheiros de orientação profissional que foram convidados para visitar a escola durante a actividade.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...