quant
Fique ligado

Ano 2007

Castro de Alvarelhos é candidato a património mundial

Avatar

Publicado

em

Para comemorar a Semana do Património, de 21 a 31 de Setembro, na Trofa realizar-se-ao várias actividades dedicadas ao património mundial e do concelho. Nesse sentido decorrerão Oficinas de património, Danças do Mundo, uma apresentação da candidatura dos castros a património Mundial, onde está incluído o Castro de Alvarelhos, e uma apresentação do projecto de identificação, salvaguarda e valorização do património religioso do concelho da Trofa.

  A semana inicia-se com a apresentação da candidatura dos Castros do Noroeste Peninsular a Património Mundial. Numa mostra que contará com a presença dos responsáveis da Comissão Coordenadora da Candidatura, Armando  Coelho e Paulo Costa Pinto, na Casa da Cultura da Trofa, no dia 21 de Setembro, pelas 21.30 horas. Nesta cerimónia é de referir a candidatura do Castro de Alvarelhos a património mundial.

Publicidade

No dia 22 de Setembro a partir das 14 horas, no Monte de Santa Eufémia, em Alvarelhos, realizar-se-á mais uma edição do Festival de Concertinas e Cantares ao Desafio de Santa Eufémia.

A 23 e 30 de Setembro, na Casa da Cultura da Trofa, decorrerão as Oficinas do Património, com um estaleiro de arqueologia, onde os participantes terão oportunidade de descobrir como se processa uma escavação arqueológica. Estas Oficinas, continuarão de 24 a 29 de Setembro com uma área dedicada ao estudo arqueológico. Assim, das 10 horas às 12 horas e das 14 horas às 17 horas, a Casa da Cultura será uma oficina de trabalho arqueológico, onde se irá processar a marcação e colagem de peças arqueológicas, desenhos arqueológicos e a realização de um inventário de objectos de museu, livros, arquivos e edifícios.

Gilda Pinto, responsável da área da cultura e património da Câmara Municipal da Trofa, apresentará ainda do no dia 28 de Setembro, o Projecto de Identificação, Salvaguarda e Valorização do Património Religioso do Concelho da Trofa, a decorrer pelas 21 horas, na Casa da Cultura da Trofa.

O dia Mundial do Turismo, dia 29 de Setembro, será assinalado com um espectáculo pelas 21.30 horas, de Danças do Mundo, apresentado pelo Centro de Dança do Porto.

Esta semana leva todos os trofenses a viajarem pelo mundo, conhecendo os segredos da arqueologia e as danças do mundo, sem sair do concelho.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...