quant
Fique ligado

Ano 2010

Casa do Professor é uma realidade

Avatar

Publicado

em

 Dezenas de professores concretizaram um sonho e inauguraram, na sexta-feira, a Casa do Professor da Trofa. A próxima actividade dos docentes é um Sarau cultural.

“Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”. Esta é uma citação de Fernando Pessoa e que foi utilizada pelas dezenas de docentes que inauguraram a Casa do Professor, na Rua Camilo Castelo Branco, na freguesia de S. Martinho de Bougado.

A casa com uma fachada tipicamente citadina convida a entrar e a conhecer as antiguidades guardadas pelos professores e que ornamentam as divisões.

Este projecto, que começou por ser um sonho, surgiu numa conversa de café, foi-se desenvolvendo e tornou-se realidade esta sexta-feira na presença de vários docentes aposentados e de outros ainda no activo.

A necessidade de “criar um espaço de partilha onde os professores pudessem falar, conviver, desenvolver diversas competências e valências a vários níveis” foi crescendo e Estela Coutinho, presidente da Casa do Professor, em conjunto com outras professoras aceitou o desafio.

Margarida Costa é uma das primeiras associadas que acredita que “a Casa do Professor vai ser aquilo que os professores quiserem que ela seja”. “Vai partir de todos nós  e temos de colaborar, participar, trabalhar, empenharmo-nos para que esta casa possa dar frutos não só no momento actual, mas também no futuro”, acrescentou a professora já aposentada.

Mas nem só de professores aposentados se compõe esta mais recente associação. Alzira Pedrosa é professora na Escola Secundária da Trofa e não quis faltar à inauguração deste novo espaço. “Penso que é uma boa ideia, é uma forma de um dia mais tarde poder conviver com pessoas que têm os mesmos interesses, que falam das mesmas coisas e que gostam das mesmas coisas”, adiantou.

Para além dos professores, esta inauguração contou ainda com a participação de várias entidades que aplaudiram a ideia. Joana Lima, presidente da Câmara Municipal da Trofa, considerou a Casa do Professor como “um espaço muito interessante” para os professores que, “mesmo na reforma ainda têm muito a dar à sociedade”. “Estas professoras e professores que abraçaram o projecto são os que pensam o concelho da Trofa para o futuro e que também querem dar o seu contributo”.

Professores já elaboraram plano de actividades

Publicidade

Num quadro na primeira sala da Casa do Professor já está afixado plano de actividades para os restantes meses de 2010. E para a sua concretização as professoras contam com “a colaboração de todos os docentes associados”.

 

O plano que teve início com a inauguração, tem já assinalado o dia 9 de Julho para um Sarau cultural. A 10 de Setembro realiza-se a iniciativa “À descoberta do concelho da Trofa” destinada a todos os professores e a 25 e 26 do mesmo mês está prevista uma viagem cultural, a um local ainda a definir. No dia 5 de Outubro está prevista a realização de um colóquio “O Professor hoje” e a 12 de Outubro os professores vão reviver as tradições com um magusto. Durante o mês de Dezembro vai realizar-se um bazar de Natal onde entre os vários produtos, a Casa terá também os aromas das receitas da época.

“Não podíamos dar um passo maior do que as pernas, temos de ter esse cuidado, mas entendemos que isto que programamos para estes meses que faltam até ao fim do ano, são actividades que vamos cumprir e aquelas que virão depois vão ser mais enriquecidas”, afirmou Margarida Costa.

Isto porque já existem outras ideias que ainda estão a ser fermentadas. “Já temos outras coisas em mente e que só não as pusemos em papel, por termos algum receio de que não se torne viável”, explicou Estela Coutinho.

Mas para que tudo funcione, é necessária a colaboração dos docentes. “Sem os professores a casa fecha as portas e ela é dos professores, para os professores e para as pessoas que se envolvam no projecto”, concluiu a presidente da associação.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...