quant
Fique ligado

Crónicas e opinião

Cantinho da Saúde: Quando a ansiedade se torna uma doença

A ansiedade, quando descontrolada, transforma-se num problema de saúde sério, que deve ter acompanhamento médico e tratamento.

Avatar

Publicado

em

É considerada a doença do século e afeta muitos jovens e crianças. A ansiedade, quando descontrolada, transforma-se num problema de saúde sério, que deve ter acompanhamento médico e tratamento.
Por si só, a ansiedade é uma emoção que todos já sentiram na vida, fruto de decisões e acontecimentos que fazem o corpo responder naturalmente ao stress provocado. Quando ocorre de forma prolongada e sistemática, a ansiedade pode afetar a vida pessoal, social e laboral da pessoa, assumindo a forma de doença do foro psicológico. Traumas, problemas financeiros ou de saúde, stress laboral, relacionamentos pessoais e consumo de drogas são alguns dos fatores que levam ao agravamento das crises de ansiedade, que, psicologicamente, se manifestam através de preocupação, medo e pânico, sensação de descontrolo, apreensão e tristeza. Esta patologia também apresenta sintomas físicos, como suores, tremores, aumento da frequência respiratória e cardíaca e sensação de cansaço.
Se está perante alguém com uma crise de ansiedade, não desvalorize e ajude a pessoa a controlar a ansiedade, tentando identificar o que a faz ficar ansiosa, alimentando uma atitude positiva e fazendo perceber que não é possível controlar tudo.
Uma pessoa que sofre de ansiedade deve focar a atenção em atividade de relaxamento, como massagem, caminhada, tarefas domésticas, ler um livro ou ver um filme divertido. Os exercícios de respiração podem ser importantes. Inspire lentamente pelo nariz, sustenha a respiração durante alguns segundos, expire lentamente e repita estes procedimentos algumas vezes até sentir os níveis de ansiedade mais baixos. A prática de exercício físico habitual também deve ser privilegiado, com atividades que deem prazer e com duração de, pelo menos, duas horas por semana, com uma intensidade moderada (caminhada), ou uma hora e um quarto de atividade vigorosa, como correr ou nadar.
A partilha também pode ser uma boa estratégia para controlar a ansiedade. Fale dos seus sentimentos e preocupações com amigos e familiares ou procure um médico especialista em saúde mental, que será importante na orientação do tratamento.
É premente que não teste todas estas estratégias ao mesmo tempo e que estabeleça pequenos objetivos para que os consiga cumprir facilmente. Evite situações que o podem deixar ansioso e tente enfrentá-las quando se sentir preparado e de forma lenta e gradual. Adote uma alimentação saudável e respeite as horas para um sono reparador.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...