quant
Fique ligado

Edição 556

Caminheiros percorrem Trilho de S. Gonçalo no sábado

Avatar

Publicado

em

festa s goncalo 129

festa s goncalo 129

Um percurso de “cerca de 12 quilómetros”, onde os caminheiros são desafiados a percorrer o caminho, “construído nos finais do séc. XIX a expensas do Conde de S. Bento”, que, nos “tempos medievos, era também local da primeira paragem de descanso dos peregrinos que saíam da Sé do Porto a caminho de Santiago de Compostela”. O Trilho de S. Gonçalo, que já vai na sua 15.ª edição, é uma iniciativa das Secções de Pedestrianismo do Clube de Campismo da Trofa (CCT) e dos Restauradores da Granja de Fafe, que propõem aos participantes percorrerem o caminho entre a estação de comboios da Trofa e a Capela de S. Gonçalo, em Covelas.
Este ano, o Trilho de S. Gonçalo realiza-se no sábado, 23 de janeiro, estando a concentração marcada para as 13.45 horas, junto à estação de comboios. Às 14 horas, “sem tolerância”, é dado o início da caminhada, que terá a duração de “cerca de quatro horas”. “Esta é a primeira caminhada do ano que junta inúmeras famílias, amigos e conhecidos, que todos os anos cultivam esta tradição”, avançou fonte da organização.
No local da festa, há “as tradicionais tasquinhas de ‘comes e bebes’”, informou ainda a organização, que não deixou de destacar “as papas de sarrabulho e o caldo de nabos”. “No final da atividade propomos um lanche partilhado (“Leva o teu come o de todos”), onde será oferecido o tradicional ‘Caldo de Nabos’”, mencionou.
Para percorrer este Trilho, a organização aconselha o uso de “calçado confortável, roupa prática e adequada para a época do ano, sem esquecer um bom agasalho, a máquina fotográfica e a boa disposição”.
Para mais informações ou inscrições, que são gratuitas, pode contactar as Secções de Pedestrianismo do CCT, através de António Sá (917 531 913), Serafim Teixeira (914 163 951) ou do email ccampismotrofa@gmail.com, ou dos Restauradores da Granja de Fafe, através de Nelo Lobo (963 215 968), Américo Lapa (939 253 134) ou do email restauradoresdagranja@gmail.com.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...