quant
Fique ligado

Ano 2007

Camilo e Rosalía de Castro em edição de luxo

Avatar

Publicado

em

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e a Junta da Galiza, Espanha, acabam de dar à estampa uma edição de luxo que reúne duas das maiores obras literárias dos grandes romancistas do século XIX, Camilo Castelo Branco e Rosalía de Castro, poeta galega contemporânea do escritor de Seide. Uma edição única de grande valor literário que junta o romance "Amor de Perdição", de Camilo, com os poemas de "Follas Novas", de Rosalía de Castro.

 A obra foi apresentada na semana finda no Centro de Estudos Camilianos, em Seide S. Miguel e contou com a presença de diversas personalidades ligadas à Fundácion Rosalía de Castro, à Junta da Galiza e vários estudiosos da literatura ibérica.

A edição que foi financiada na totalidade pela Junta da Galiza que nela investiu 60 mil euros, implicou a reprodução de 1500 exemplares, 500 para a Junta da Galiza, outros tantos para a Fundação Rosalía de Castro e os restantes para a Casa-Museu de Camilo Castelo Branco.

O lançamento desta obra conjunta surge na sequência do protocolo de geminação cultural assinado, em 2005, entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, através da Casa-Museu Camilo Castelo Branco e da Fundação Rosalía de Castro, cuja casa-museu está localizada em Padrón, uma das cidades mais importantes do Caminho de Santiago.

Na cerimónia de lançamento da edição conjunta, o director da Casa-Museu Camilo Castelo Branco, Aníbal Pinto Castro, salientou "a importância e significado desta iniciativa, na construção de um futuro mais próximo entre estas duas comunidades". O responsável disse ainda que os romancistas Camilo Castelo Branco e Rosalía de Castro "são como duas faces de uma mesma pintura de maravilha".

Por sua vez, a presidente da Fundação Rosalía de Castro, Helena Villar Janeiro destacou o lançamento desta obra como "um factor de unificação entre dois povos irmãos que falam a mesma língua e têm costumes muito semelhantes". Helena Villar referiu ainda que com o lançamento desta obra "a Fundação pretende difundir a obra de Rosalía em Portugal".

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...