quant
Fique ligado

Ano 2010

Câmara Municipal da Trofa ajuda a “Limpar Portugal”

Avatar

Publicado

em

reuniao-limpar-Portugal-25
reuniao-limpar-Portugal-25
Iniciativa ambiental decorre a 20 de Março e conta com o apoio das Juntas de Freguesia de Alvarelhos, Covelas, Muro, Guidões, S. Mamede de Coronado, S. Romão do Coronado, S. Martinho de Bougado e Santiago de Bougado, com a GNR, a Corporação dos Bombeiros Voluntários, a Policia Municipal, a Trofáguas, a ADAPTA, a ASVA, o Jornal da Trofa, o Jornal O Notícias da Trofa, a TrofaTV, a APPACDM e os Agrupamentos de Escuteiros.

A Câmara Municipal da Trofa aderiu ao projecto “Vamos Limpar Portugal”, cuja mega operação de limpeza está marcada para 20 de Março de 2010. Esta iniciativa conta com o apoio da Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Joana Lima, que “considera importante promover iniciativas como esta, que fomentem a participação cívica da comunidade e a reflexão sobre a problemática dos resíduos, do desperdício, do ciclo dos materiais e do crescimento sustentável”. Uma opinião, de resto partilhada pelo Vereador do Pelouro do Ambiente, Assis Serra Neves, que, vê nesta acção “uma oportunidade privilegiada para despertar consciências para a importância da reciclagem e do papel individual de cada cidadão na área da protecção ambiental”.

No Concelho Trofense, esta iniciativa conta, igualmente, com o apoio das Juntas de Freguesia de Alvarelhos, Covelas, Muro, Guidões, S. Mamede de Coronado, S. Romão do Coronado, S. Martinho de Bougado e Santiago de Bougado, com a GNR, a Corporação dos Bombeiros Voluntários, a Policia Municipal, a Trofáguas, a ADAPTA, a ASVA, o Jornal da Trofa, o jornal O Notícias da Trofa, a TrofaTV, a APPACDM e os Agrupamentos de Escuteiros.

Publicidade

“Vamos Limpar Portugal”, pretende eliminar todas as lixeiras e depósitos de resíduos indevidamente abandonados em zonas como florestas e campos. Actualmente, está já em marcha a angariação de voluntários e a formação de grupos por concelhos sendo que já foi dado início ao mapeamento dos locais a ser intervencionados.

A ideia surgiu no seguimento do grande sucesso que teve uma iniciativa semelhante na Estónia. Denominado de “Vamos fazê-lo”, a iniciativa conseguiu o “milagre” de eliminar 10 mil toneladas de lixo abandonado por todo o país, em apenas cinco horas e envolvendo uma logística que integrou ONG’s, cientistas, figuras públicas e políticos, incluindo o próprio Presidente da Estónia.

A iniciativa “Vamos limpar Portugal” já dispõe de um site de divulgação, uma página para gestão das equipas e um site com o mapa das lixeiras identificadas. Por outro lado, já está presente em plataformas de comunicação e redes sociais como Hi-5, Facebook e Twitter.

Desta forma, pretende-se juntar o maior número de pessoas por Concelho ou zona geográfica, para que, durante um dia, se proceda à limpeza das florestas portuguesas.

A Autarquia Trofense apela a todos os munícipes que participem nesta iniciativa, para que se possa preservar o futuro do Concelho.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...