quant
Fique ligado

Ano 2009

Câmara entrega quadros interactivos

Avatar

Publicado

em

quadros-interactivos

Coincidência ou não, um dia após o debate autárquico entre os candidatos à Câmara Municipal da Trofa transmitido em directo pela TrofaTv, a autarquia procedeu à entrega dos primeiros quadros-interactivos, cumprindo assim o prometido em Novembro do ano passado.

Todas as escolas básicas e jardins-de-infância do concelho estão a ser equipados com quadros interactivos, num investimento de mais de 120 mil euros e que vai permitir às crianças do concelho da Trofa contactarem com as novas tecnologias e ganharem novas competências na era da electrónica. Ao todo são 22 os estabelecimentos de ensino que saltam para a linha da frente, assumindo-se como pioneiras em termos de equipamentos pedagógicos inovadores.

“Estamos a fazer a entrega de um em cada escola, no futuro o objectivo é poder avançar com a colocação de um quadro destes em cada sala”, adiantou ao NT António Pontes, vereador da Educação. “Enquanto vereador da Educação fico muito satisfeito por estarmos a fazer a colocação destes painéis, porque trata-se de um salto qualitativo ao nível da escola numa perspectiva moderna de século XXI”, realçou, acrescentando que “este equipamento vai dotar as escolas de condições que são extremamente atractivas quer para os alunos, quer para os professores poderem trabalhar”.

quadros-interactivos

Questionado sobre o atraso da entrega dos quadros, e se esta foi despoletada pela denuncia feita pela candidata do PS Joana Lima que no debate que a TrofaTv transmitiu esta segunda-feira, acusou Bernardino Vasconcelos de faltar á palavra dada nas escolas. António Pontes justificou que “em Novembro do ano passado nunca era possível fazer a entrega mas houve logo o compromisso de os fornecer”. “O nosso objectivo era que quando arrancassem as aulas no dia 15 de Setembro tivéssemos os quadros interactivos nas escolas”, adiantou ressalvando no entanto que tal não foi possível mas que nos próximos dias vão proceder à entrega”.

No dia 6 de Outubro a autarquia entregou os quadros interactivos na EB 1 de Finzes, em S. Martinho de Bougado e na EB1 de Bairros, em Santiago de Bougado.

De acordo com um comunicado da autarquia “os restantes quadros interactivos estão a ser entregues esta semana e vão chegar a mais de 2400 alunos que poderão agora ter acesso a texto, som, vídeo e hiperligações da Internet, anotar e realçar tópicos do material apresentado, incluindo documentos, imagens, diagramas e páginas Web, interagir com o quadro através da manipulação de palavras, números e imagens, ver vídeos, DVD, CD-ROM ou televisão”.

Crianças pediram uma recreio novo

As crianças da Escola Básica e Jardim de Infância de Bairros aproveitaram a presença de António Pontes na escola para fazer alguns pedidos. “Um recreio sem água (em dias de chuva ), um campo de futebol com balizas, bolas para brincar e um parque infantil que possam usar, já o que existe se destina apenas às crianças do Jardim-de-infância) são apenas algumas das coisas que as crianças e Associação de pais gostavam de ver naquele estabelecimento de ensino.

Publicidade

Hélder Falcão é o novo presidente da Associação de Pais e garantiu ao NT que tem já alguns projectos para desenvolver, nomeadamente “proceder à cobertura de uma parte do recreio para que as crianças, no inverno tenham onde brincar e não sejam obrigadas a passar o recreio nos corredores exíguos da escola”, frisou.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...