quant
Fique ligado

Ano 2011

Câmara da Trofa poupa na iluminação pública

Avatar

Publicado

em

 

Autarquia trofense vai poupar na luz pública com reajustamento do horário da iluminação.

Poupar recursos e diminuir as despesas correntes são um dos principais objetivos da Câmara Municipal da Trofa com um reajustamento do horário da iluminação pública, nos locais onde é ligada através do relógio astronómico.

Em todo o concelho da Trofa, a ligação da iluminação pública será adiada em 30 minutos. Por outro lado, as luzes desligar-se-ão 30 minutos antes.

A autarquia trofense vai ainda desenvolver uma experiência piloto, que consiste em ligar de forma alternada a iluminação pública. Este teste será realizado na Rua Cesário Verde, em S. Martinho de Bougado, na rotunda junto ao túnel dos caminhos de ferro, e em parte da Rua Nossa Senhora de Fátima, na mesma freguesia. Nestas zonas, a iluminação será desligada de forma alternada em cada uma das vias.

“Caso se comprove como positiva nesta primeira área, a experiência poderá ser alargada a todas as outras zonas do concelho, caso se verifique pertinente”, afirmou fonte da Câmara Municipal.

Além disso, foi aprovada uma candidatura no âmbito do projeto “Gestão de Iluminação Pública do Município da Trofa”. Esta candidatura está inserida no domínio da “Energia” integrada no objetivo específico “Promoção de ações de eficiência energética” Eixo Prioritário I – “Competitividade, Inovação e Conhecimento” do Programa Operacional Regional do Norte 2007-2013.

Num investimento total de 244 mil euros, comparticipados em 80 por cento por fundos comunitários, esta candidatura prevê a instalação de reguladores de fluxo nas principais ruas da cidade da Trofa.

Esta iniciativa visa “a utilização racional de energia e da eficiência energético-ambiental na rede de iluminação pública, permitindo desta forma, que a autarquia trofense passe a reduzir significativamente a fatura energética”.

Publicidade

{fcomment}

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...