quant
Fique ligado

Edição 457

CAFAP da ASAS realiza primeira reunião da rede nacional

Avatar

Publicado

em

 

Discutir a nova legislação para a intervenção com as famílias foi um dos principais temas discutidos na primeira reunião promovida pela ASAS enquanto gestora da Rede Nacional de CAFAP.

O Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) da ASAS promoveu a primeira atividade como gestora da Rede Nacional de CAFAP. Durante o dia de terça-feira, estruturas de vários pontos do país reuniram-se na Incubadora de Santo Tirso para discutir a nova legislação relativa a estes centros de apoio.

Os vários representantes dos CAFAP, de Instituições Particulares de Solidariedade Social e centros distritais da Segurança Social discutiram sobre o teor da nova legislação e os primeiros mostraram preocupação com as novas condições para a revisão dos acordos de cooperação.

“Esta legislação levantou várias questões, desafios e inovações e precisamos de tirar todas as dúvidas, por isso contamos com a presença da tutela (Instituto de Segurança Social)”, afirmou a presidente da ASAS, Helena Oliveira.

Esta primeira reunião efetuada pela ASAS mostrou, na opinião de Helena Oliveira, que “as pessoas envolvidas estão a lutar para o mesmo e que o caminho é unirem-se e trabalharem conjuntamente para o mesmo fim”, ou seja, o bem-estar das crianças em risco.

A eleição da associação para gestora da Rede Nacional de CAFAP para o biénio 2013/2015 foi encarada como “um voto de confiança” das outras estruturas e vai ser cumprida “com grande responsabilidade”. “Assumimos com muito empenho este cargo e esperamos dar conta do recado e estar à altura da confiança que nos depositaram”, sublinhou.

O CAFAP visa a qualificação familiar mediante a aquisição e o fortalecimento de competências parentais nas diversas dimensões da vida familiar e compreende níveis diferenciados de intervenção de cariz pedagógico e psicossocial de acordo com as características e necessidades da família, podendo integrar três modalidades: preservação familiar, reunificação familiar e ponto de encontro familiar.

Na Trofa, o CAFAP Crescer em Família da ASAS acompanha 118 crianças em risco e em Santo Tirso outra centena.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...